Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Baptista Gomes Charana, Carla Manuela

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • AGEING+ um projeto de inclusão digital de adultos idosos em E@D: o que nos diz a literatura
    Publication . Charana, Carla; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina
    e-AGEING+ é um projeto de investigação em curso, que trabalha a questão da exclusão digital e isolamento social dos idosos como condicionante para um envelhecimento ativo e inclusivo e, visa contribuir para o aprofundamento do conhecimento e a promoção do empoderamento digital, envelhecimento ativo e inclusivo e da melhoria da qualidade de vida dos idosos. Para o efeito, numa abordagem design-based-research, está em desenvolvimento e implementação um curso de literacia digital para idosos em ensino a distância. Teoricamente, este projeto assenta numa revisão sistemática da literatura que permite posicionar o estado da arte em torno de quatro eixos interrelacionados: isolamento social, envelhecimento, alfabetização digital e presencialidade. Apresenta-se a síntese desta revisão da literatura que aponta para a existência duma relação positiva entre o empoderamento digital do idoso e da redução da sua vulnerabilidade na sociedade pós digital. Conclui-se, ainda, que a educação a distância tem um papel crucial num porvir inclusivo
  • Envelhecimento ativo e inclusivo na sociedade digital em rede: o projeto eAgeing+
    Publication . Charana, Carla; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina
    O presente trabalho de investigação em educação objetivou contribuir para a promoção do envelhecimento ativo e inclusivo e a capacitação digital e, a subsequente, melhoria da qualidade e modo de vida do adulto idoso, minimizando a situação de vulnerabilidade desta população na atual sociedade digital em rede num modelo hands-on; participar no aprofundamento do saber científico sobre o fenómeno social em análise; identificar elementos que potencialmente coadjuvassem para o campo de conhecimento em estudo – pedagogia do eLearning, e ainda, reconhecer a educação a distância como agente de compromisso social e educacional orientado para todos e cada um. Assim, e a partir da revisão sistemática da literatura e do diagnóstico, identificou-se e delimitou-se o problema de estudo à baixa participação do idoso nos programas de envelhecimento ativo associado às dinâmicas locais de inclusão social. Para responder à questão da investigação foi selecionada a designada Design-Based Research enquanto abordagem metodológica e desenvolvido um curso de alfabetização digital através de formação básica em competências digitais para adultos idosos em ensino a distância. O ciclo de vida do artefacto eAgeing+ permitiu analisar, apresentar e discutir os resultados, cujos dados divulgaram a relevância da implementação de planos de capacitação digital especialmente dirigidos aos cidadãos mais velhos, bem como estabeleceram correspondência às considerações de outras pesquisas e, com a iteração dos microciclos foi-nos possível determinar os impactos diretos da intervenção como positivos, porque se evidenciaram a apropriação das aprendizagens propostas, ou seja, os participantes progrediram no grau de conhecimentos e no nível de competências digitais básicas.