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- Conteúdo curricular: inovação com as tecnologias?Publication . Santos, José Rui; Gaspar, Maria IvoneApesar da vulgaridade com que nos discursos académicos e nos debates escolares se afirma que a utilização das novas tecnologias em sala de aula contribui para a inovação da prática educativa, a realidade demonstra a clara inexpressividade que esta afirmação tem nas práticas educativas reais das nossas escolas. Na verdade, a existência e a mera disponibilização das tecnologias na sala de aula, por si só, não trarão nada de novo à finalidade da Educação. A mudança poderá sentir-se, a partir de aspetos inovadores nos conteúdos, nos processos ou nos meios e materiais se convocada e provocada pela tecnologia. Ao centralizar a Educação no currículo, este terá de ser perspetivado em diferentes dimensões, das quais se destaca apenas uma, na presente comunicação: a que se refere aos conteúdos, analisados quanto à sua composição e organização. Na sociedade do conhecimento, duas questões têm-se tornado cada vez mais pertinentes no que respeita aos conteúdos curriculares. Uma diz respeito à diversidade e quantidade dos saberes a integrar (ou a compor) o plano de estudos em oferta e a outra prende-se com o modo como se devem organizar esses saberes. Por outras palavras, importa definir o quê a ensinar e a aprender e qual a configuração e relação que deverão ser atribuídas a esse o quê (isto é, aos conteúdos). As tecnologias da informação e comunicação poderão ter aqui, um papel determinante pois poderão permitir a aplicação de estratégias que decompõem e integram saberes criando novidade na interligação, na interação e projetando a pulverização que será uma característica enriquecedora na projeção de pontos que, ao serem ligados, assentam numa matriz de «rede». Admite-se que com as TIC reforça-se a dimensão do currículo em análise com as características da abertura e da flexibilidade e é possível trazer a «cultura digital» à escola.
- Elementos do desenvolvimento curricularPublication . Gaspar, Ivone; Roldão, Maria do CéuNo pressuposto que o Desenvolvimento Curricular é uma consequência natural do currículo, cujo âmbito exige a aplicação e compromisso de um grupo multidisciplinar, selecionaram-se algumas dimensões nucleares que não esgotam o campo, e que se assumem com a designação de "elementos", o que justifica o título escolhido para este livro: Elementos do Desenvolvimento Curricular. Este livro percorre todavia as temáticas centrais da área do Currículo e revisita a bibliografia de referência, constituindo um apoio sustentado para estudantes de ensino superior.
- Elementos do desenvolvimento curricular [Projeto Acessibilidades]Publication . Gaspar, Ivone; Roldão, Maria do CéuNo pressuposto que o Desenvolvimento Curricular é uma consequência natural do currículo, cujo âmbito exige a aplicação e compromisso de um grupo multidisciplinar, selecionaram-se algumas dimensões nucleares que não esgotam o campo, e que se assumem com a designação de "elementos", o que justifica o título escolhido para este livro: Elementos do Desenvolvimento Curricular. Este livro percorre todavia as temáticas centrais da área do Currículo e revisita a bibliografia de referência, constituindo um apoio sustentado para estudantes de ensino superior.
- Currículo: significado e perspetivas em memórias da escolaPublication . Gaspar, Maria Ivone; Santos, Mário; Santos, José RuiAssumindo que a escola é o espaço privilegiado da ação do sistema educativo e de que este tem como núcleo central o currículo, reveste-se de particular interesse a compreensão do papel deste último no âmbito das histórias de vida. No pressuposto de que a análise de narrativas (sob a forma de relatos) de memórias de professores, enquanto alunos e enquanto professores, não deve deixar de considerar os conteúdos ensinados e aprendidos na escola, é importante que se aborde o conceito de currículo numa ótica que realce a sua diversidade, multiplicidade e complexidade, em particular no que diz respeito à sua relação com a praxis. Neste contexto, há que clarificar e distinguir as dimensões que integram o conceito de currículo para que se possa, relevando também as suas vertentes histórica e etnográfica, questionar o significado de currículo que transparece das narrativas em análise no projeto de investigação “Memórias na Escola - natureza e efeitos”. Enfatiza-se o papel de charneira que o currículo assume, vulgarmente, entre memórias e identidades, através da transposição das reflexões sobre os lugares de memória (passado) e da reconstrução de representações que daí resulta (presente), para o processo de construção de identidades (futuro) que decorre e se torna no corolário de qualquer história de vida.