Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Colaboração em elearning: um olhar sobre os fóruns de discussão num curso de formação de professores do ensino básico e secundárioPublication . Santos, José Rui; Santos, Maria da Glória; Henriques, Isabel; Rocha, Maria AntonietaEmergindo de um estudo efetuado numa unidade curricular de um curso de profissionalização em serviço de professores, realizado em regime de elearning numa instituição de ensino superior portuguesa, com o qual se pretendia perceber os níveis de participação, colaboração e conectividade estabelecidos pelos membros do grupo-turma, este artigo procura mostrar que é possível estabelecer-se desde o início de um curso em elearning relações de partilha e distribuição do conhecimento, aspetos estes que são centrais da aprendizagem virtual. Na análise e tratamento de dados do estudo recorreu-se ao software Ucinet, através do qual foi possível estabelecer as relações que se criaram entre os vários intervenientes num fórum de discussão, bem como analisar a densidade e a centralidade que permitiram conhecer a forma como os atores da rede interagiram. Procedeu-se ainda à análise de conteúdo da participação dos estudantes, em fórum de discussão, através do software NVivo.
- O tempo da escola e o tempo do homem: uma aproximação mediada pelo elearningPublication . Santos, José Rui; Silva, Celestina; Silva, Andréa; Oliveira, RicardoO ritmo acelerado e frenético com que hoje se vive, a sociedade cada vez mais exigente, egoísta e distante do humanismo pré-Era Industrial que parece ter ficado definitivamente amarrado nesse longínquo passado, não permitem ao homem dispor do seu tempo como o fazia outrora. As exigências da Sociedade da Informação são profundamente seletivas e ao homem pouco mais resta senão aprender para continuar incluído. Mas como aprender se a própria sociedade não lhe dá tempo para isso? Na verdade, o tempo da escola já pouco ou nada se coaduna com o tempo do homem e este vê-se obrigado a procurar novas formas, novos modelos, para aprender. É para este homem que o elearning se constitui como resposta às suas necessidades de formação e aprendizagem ao longo da vida. É de elearning e da aproximação do tempo da escola ao tempo do homem que ele permite, que se fala neste artigo.