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- Manual para aulas com realidade virtualPublication . Makrides, Gregory; Aufenanger, Stefan; Bastian, Jasmin; Damianos, Gavalas; Vlasis, Kasapakis; Apostolos, Kostas; Solarz, Pawel; Szemberg, Tomasz; Szpond, Justyna; Bastos, Glória; Castelhano, Maria; Ferreira, Célia; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela
- Work-in-progress: introduction to virtual reality headset: experiments with secondary and higher education studentsPublication . Morato, Diana; Castelhano, Maria; Pedrosa, Daniela; Morgado, LeonelThis work-in-progress aims to analyze perspectives of secondary and higher education students regarding the feasibility of integrating immersive Virtual Reality (VR) into the classroom. The harvesting of students' opinions was conducted through oral and written questionnaires after a Virtual Reality Environment activity held during two sessions of an event and other in an undergraduate class. The answers enable the understanding of challenges they faced during the activity, identifying elements that contributed to participants' immersion, assessment of perceived realism, and individuals' opinions on the integration of VR in the classroom. Conclusions regarding the applicability of VR from the perspective of secondary and higher education students can be drawn.
- Mapeamento de ferramentas de realidade virtual imersiva para a educaçãoPublication . Castelhano, Maria; Morgado, Leonel; Almeida, Diana; Pedrosa, DanielaExiste uma ampla variedade de ferramentas e ambientes disponíveis para aplicações de realidade virtual imersiva, passíveis de utilização em contexto educativo. Para proporcionar uma perceção panorâmica das potencialidades disponíveis, este estudo efetuou um levantamento e categorização dessas ferramentas educativas, classificando-as por áreas de aplicação: exploração geográfica, entretenimento, ciência, arte e outras. Recorreu-se metodologicamente ao protocolo de levantamento (scoping review) proposto por Morgado & Beck. Com base neste protocolo efetuaram-se os processos de definição e desenvolvimento das buscas, da seleção e análise de elementos e extração das conclusões. As ferramentas foram também analisadas face à tipologia de usos de ambientes imersivos dos mesmos autores, segundo a qual constatámos que o tipo de ferramentas mais prevalente é o referente a “Manipulação Interativa e Exploração”, seguido pelas de “Interação Multimodal” e “Treino de Competências”. São também comuns as ferramentas de Colaboração. Algumas categorias menos prevalentes, como “Ver o Invisível”, “Envolvimento”, “Simulação do Mundo Físico” e outras, permitem ainda assim ter uma perceção de como se concretizam essas tipologias de usos enquanto experiências de aprendizagem possíveis em ambientes virtuais imersivos.
- Manual for VR-powered lessonsPublication . Makrides, Gregory; Aufenanger, Stefan; Bastian, Jasmin; Damianos, Gavalas; Vlasis, Kasapakis; Apostolos, Kostas; Solarz, Pawel; Szemberg, Tomasz; Szpond, Justyna; Bastos, Glória; Castelhano, Maria; Ferreira, Célia; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela