Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente em Portugal (2005-2010)Publication . Ramos, Natália; Sobral, Maria NeideEsse estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas orais, os discursos de professores pesquisadores vinculados à Universidade Aberta de Portugal e à Universidade de Aveiro sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação no período de 2005 a 2010. O recorte temporal se deu em razão das mudanças provocadas pelo Processo de Bolonha no ensino superior, notadamente na formação docente inicial e continuada nas modalidades de ensino a distância e presencial – o e-learning e o b-learning. A motivação desse trabalho foi a de entender, no jogo de enunciações desses discursos, possíveis interconexões de imposição, trocas, negociações e consenso sobre o fazer/pensar pedagógico com a integração das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) à educação. Com a compreensão do conceito de discurso de Michel Foucault, considerado como prática que efetivamente forma o objeto de que fala, analisou-se os enunciados em narrativas orais de professores pesquisadores das instituições referidas, destacando elementos significativos do discurso pedagógico em Portugal e da emergência de uma possível pedagogia online de natureza intercultural.
- Narrativas orais sobre modelo pedagógico inovador na educação a distância da Universidade Aberta/PortugalPublication . Sobral, Maria Neide; Ramos, NatáliaNesse texto, analisamos elementos discursivos em narrativas orais de professores investigados ao Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Portugal, trazendo elementos enunciativos importantes a respeito da mudança do modelo pedagógico, incorporando as Tecnologias da Informação e Comunicação, em 2006. Mediante uma abordagem do discurso, pautada em ideias de Michel de Foucault, procuramos indicativos significativos de formação de um campo pedagógico de uma possível Pedagogia online, de natureza intercultural.