Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Estratégias para promover a agência do estudante no processo de avaliação e feedback digital
    Publication . Casanova, Diogo
    A avaliação e o feedback digital têm vindo a crescer como temas de investigação nos últimos anos, em particular no ensino superior. Dentro destes temas, o papel do estudante como tendo agência no processo de avaliação e feedback é considerado uma área relevante sobretudo tendo em conta o contexto do ensino superior, no qual se pretende que o estudante desenvolva competências de aprendizagem ao longo da vida. Nesta investigação pretende-se investigar a disponibilidade dos docentes para ceder ao estudante algum do poder que detêm no processo de avaliação. Procura-se, também, identificar que estratégias podem ser utilizadas pelos docentes no sentido de promover este novo papel do estudante na avaliação digital. A partir de uma metodologia qualitativa, foram recolhidos dados de 58 docentes que participaram em 10 focus-group criativos, uma abordagem ao focus-group na qual, para além de se envolverem em discussão sobre as suas práticas, os participantes procuraram, em grupo, desenvolver soluções de melhoria pedagógica e tecnológica nas suas práticas de avaliação digital. Como resultado da investigação, identifica-se um conjunto de recomendações para promover maior envolvimento do estudante nas estratégias de avaliação, organizado em três temas: (i) a preparação para a avaliação; (ii) a avaliação formativa; e (iii) o feedback após a submissão.
  • Reflexões sobre a avaliação digital a partir de uma análise SWOT
    Publication . Casanova, Diogo
    Este capítulo procura lançar um conjunto de reflexões sobre a avaliação na educação através de uma reflexão sobre a avaliação digital no ensino superior. Num momento de transformação e transição para o digital que vivemos, é apresentada uma análise SWOT sobre a avaliação digital identificando um conjunto de aspetos a ter em conta no desenvolvimento e implementação de uma estratégia de avaliação digital. Eficiência e transparência como forças, a falta de formação e suporte institucional como fraquezas, a diversificação e digitalização de todo o processo como oportunidades e os hábitos e tradições e a proteção de dados com possíveis ameaças/ constrangimentos são alguns dos aspetos analisados ao longo do capítulo.
  • Students’ perceptions of the value of electronic feedback: does disciplinary background really matter?
    Publication . ElShaer, Amr; Casanova, Diogo; Freestone, Nicholas S.; Calabrese, Gianpiero
    Feedback on student work is a key mechanism for improving learning in Higher Education (HE) and can be provided in a variety of forms. Recently, many institutions have moved to the provision of electronic feedback, although evidence for the effectiveness of this is mixed. While many studies evaluating the students’ perception of feedback are now available, there is little evidence of contrasting perceptions of its value according to different disciplines. This work aims to evaluate the relationship between students’ expectations and perception of feedback, especially electronic, and the disciplinary area of study in HE. Students (n=1017) across different courses from a post-1992 university in the UK were surveyed and categorized into five disciplinary clusters: Science, Technology, Engineering and Mathematics; Business and Accounting; Art and Design; Media and Languages; and Psychology and Social Care. Perceived relevance as well as the most pertinent features and expectations of the quality of electronic feedback for students varies according to disciplinary cluster and thus closely aligns with a specific cluster’s learning and teaching practices. The findings of this study may help institutions to reflect on the role of electronic feedback as part of their ongoing assessment practice and how teaching in the different disciplines may result in different understandings of the value of electronic feedback.