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Nunes, Maria Teresa

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  • Feminino e masculino nos materiais pedagógicos: (in)visibilidades e (des)equilíbrios
    Publication . Alvarez, Teresa
    Guia para uma análise crítica dos recursos educativos na ótica do género e apresentação de algumas propostas para a conceção de produtos educativos promotores da igualdade entre raparigas/mulheres e rapazes/homens.
  • A dimensão da igualdade de género no Projeto SACAUSEF
    Publication . Alvarez, Teresa
    Enquadramento do Projeto SACAUSEF nas políticas para a Igualdade entre Mulheres e Homens e nas orientações internacionais sobre esta problemática no domínio da educação. Partindo da perspetiva sistémica de um Sistema de Avaliação, Certificação e Utilização de Software Educativo e Formativo – SACAUSEF, explicitam-se desafios e potencialidades do Projeto para a transversalização da igualdade de género no sistema educativo.
  • Educar para a igualdade: género e cidadania
    Publication . Alvarez, Teresa
    Ainda que a igualdade de direitos sociais e políticos entre os sexos esteja consignada na lei, é a desigualdade que caracteriza a distribuição de poder, das responsabilidades e da participação entre mulheres e homens, nas esferas pública e privada. A persistência de estereótipos femininos e masculinos, reproduzidos pelos diferentes processos de socialização, explica esta contradição. A igualdade de género deve estruturar a educação para a cidadania, eliminando as incoerências identitárias entre o que entendemos por homem ou mulher e por cidadão ou cidadã.
  • Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história
    Publication . Alvarez, Teresa
    Equacionam-se algumas propostas destinadas à disciplina de História, visando, por um lado, a integração da dimensão de género na concepção e elaboração de produtos educativos (em diferentes suportes) e, por outro lado, a aplicação do critério "Representação equilibrada do sexo feminino e masculino" definido pelo Projeto SACAUSEF para a análise de produtos multimédia. A reflexão e a análise que se apresentam circunscrevem-se à representação iconográfica e alicerçam-se na revisão da literatura sobre o estudo de materiais pedagógicos (de manuais escolares e mais pontualmente de software educativo) na perspectiva de género. O enfoque que se privilegiou foi o da representação de sujeito histórico e, nesta, a de uma concepção de protagonismo histórico representativa de homens e de mulheres, em consonância com as linhas de orientação historiográfica actuais.