Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Observação e design-based-research em contextos online
    Publication . Pereira, Alda; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Monteiro, Vera; Pombo, Candida
    Este capítulo tem como objetivo apresentar dois estudos realizados com recurso à metodologia de Design-Based Research. Estas investigações, com propósitos diferentes, têm em comum o facto de terem sido realizadas inteiramente em contextos online. Procura-se, na descrição feita, relatar sumariamente as fases de cada estudo, os métodos de recolha de dados e a análise realizada no decurso dos processos investigativos e no final dos mesmos. Por terem sido realizados em ambientes virtuais, foram colocados novos desafios no concernente à observação. Equacionamos, por isso, essa problemática e referimos o modo como foi feita a observação em ambos os estudos. Tendo em vista a realização de estudos semelhantes em outros contextos online, elucidamos algumas implicações que emergiram das investigações, nomeadamente sobre a importância da observação como uma técnica qualitativa de recolha de dados e de que modo permite ao investigador aceder às diferentes dimensões do design em estudo.
  • Mobile learning e educação em línguas: proposta de taxonomia para características de aplicações educativas
    Publication . Pombo, Candida; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    A revolução digital, alinhada às transformações sociais ocorridas nas últimas décadas, consubstancia conceitos, tais como m-learning, ulearning, mobile gaming, mobile blogging, os quais entretecem na sociedade do conhecimento e da globalização. Numa era de permanente transformação tecnológica, a educação em línguas estrangeiras, sobretudo em Inglês, língua franca da globalização, realizada com recurso ao m-learning transformou-se numa riqueza incomensurável. Neste contexto, pesquisámos três eixos estruturantes subjacentes à nossa problemática: o conceito de “mobilidade”, a aprendizagem de Línguas com recurso à tecnologia móvel e pedagogia móvel e aplicações digitais que a viabilizam, tendo sempre em mente a abordagem comunicativa de ensino-aprendizagem de Línguas e respetivas competências. O resultado desta pesquisa está na génese de uma proposta de Taxonomia, contendo características das aplicações para atividades de aprendizagem realizadas com recurso ao m-learning. Por forma a validar esta proposta de taxonomia, realizamos um mapeamento nas atas do Encontro Jogos e Mobile Learning 2014, em todos os artigos (comunicações, posters e workshops), cujos títulos e/ou palavras-chave referem “m-learning”, “mobile-learning”, “dispositivos móveis”, “Apps”, “aplicações” (em qualquer idioma), com o objetivo de averiguar se os resultados obtidos nos estudos analisados estão em consonância com a taxonomia proposta. Dado o vastíssimo número de artigos e uma vez que a nossa investigação se centra no Ensino Superior, cingimos a pesquisa não só aplicando os filtros atrás mencionados, mas também os seguintes critérios: m-learning + Línguas/ Inglês; m-learning + Ensino Superior; m-learning + Leitura e Literacias, m-learning + Jogos no Ensino Superior. Este estudo exploratório e interpretativo (cf. Cardoso et al, 2010:36) permitiu validar a Taxonomia proposta, o qual poderá ter replicabilidade e funcionar como uma checklist no desenho de atividades de aprendizagem com recurso ao m-learning.
  • Mobile learning e educação em línguas: contributos para a aprendizagem do inglês no ensino superior online
    Publication . Pombo, Candida; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Esta investigação procurou averiguar os contributos que o mobile learning (mlearning) pode conferir à Educação em línguas, nomeadamente em Inglês, no Ensino Superior online. Na sociedade do conhecimento, enraizada num mundo plural, global e caleidoscópico, a aprendizagem móvel, ubíqua, nómada e invisível tornou-se crucial no acesso a esse conhecimento e na produção e partilha do mesmo. A moldura teórica norteou-se pelo seguinte tríptico enquadrador: i) a aprendizagem móvel e contextualizada no quotidiano, caracterizada pela mobilidade das tecnologias, dos aprendentes e do conteúdo; ii) a educação em línguas estrangeiras (LE) online, nomeadamente em Inglês, língua franca da globalização, disponibilizada pela Universidade Aberta (UAb), em oferta educativa formal, à qual o mlearning propiciou um carácter de imersão virtual duplamente mediado, através do interface da aula virtual da UAb e do Dispositivo Móvel (DM); iii) as aplicações digitais móveis (apps), conducentes a processo(s) de ensino e aprendizagem gamificado(s). O processo de diagnose, desenho, implementação e avaliação de estratégias e atividades para aprender uma LE com recurso ao mlearning revelou um elevado potencial, visando transformar os estudantes em construtores do seu próprio conhecimento, ao invés de meros recetores do mesmo. Em total consonância com uma investigação digitalmente imersiva e com a abordagem comunicativa do ensino da LE, adotou-se a metodologia de Design-Based Research (DBR), conjugando uma integração metodológica, que informou e enformou o processo de investigação. Sendo sistémica, flexível, interativa e iterativa, a nossa DBR consubstanciou-se em três ciclos iterativos, com vista a testar e refinar os desenhos metodológicos. Os resultados decorrentes da investigação comprovaram o funcionamento dos princípios de Desenho ao longo do(s)processo iterativo(s) e permitiram validar a proposta de taxonomia de caracterização de apps que foi criada no âmbito do estudo. Além disso, alguns instrumentos e ferramentas desenhados para ensinar e aprender revelaram-se e funcionaram como instrumentos de recolha de dados. Mais ainda, concluiu-se que a aprendizagem móvel pode consubstanciar um paradigma de aprendizagem, conducente à inclusão e ao acesso ao conhecimento para todos, ao longo da vida e em todos os seus domínios, em qualquer lugar e a qualquer hora. Numa palavra, a Vida e a Educação entretecem-se, numa simbiose que o mlearning otimiza e, assim, almeja-se que os contributos emergentes da presente investigação abram novos horizontes de pesquisa.