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Barros, Daniela Melaré Vieira

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  • Novos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbots
    Publication . Guerreiro, Anibal; Barros, Daniela Melaré Vieira
    A evolução tecnológica, particularmente a Inteligência Artificial, tem contribuído significativamente para mu- danças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na educação e, consequentemente, no ensino a distância. Tais mudanças exigem transformações significativas, especialmente no processo de ensino-aprendizagem, de forma a minimizar a incapacidade de os Tutores Virtuais responderem na totalidade às solicitações de suporte por parte dos alunos e, por isso, a necessidade enorme de potenciar as tecnologias existentes, com o objetivo de minorar essa dificuldade. Este artigo tem como objetivo compreender os novos desafios da educação a distância (EaD) no ensino superior on-line, nomeadamente a programação e o uso de Chatbots, bem como as razões e causas para sua operacionalidade. A metodologia utilizada foi baseada no método dedutivo, resultante do processo de pesquisa bibliográfica e documental, em consonância com a investigação de doutoramento em curso sobre a temática dos tutores virtuais. Como resultado, a literatura especializada tem destacado a enorme vantagem do uso de Chatbots (assistentes virtuais) na EaD no ensino superior on-line, devido aos enormes benefícios para os intervenientes diretos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja: a instituição, os tutores e os alunos.
  • A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais
    Publication . Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Garcia Perez, Daniela Jordão
    Nossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.