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- Literacia virtual e ambientes e-learningPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, SusanaOs actuais processos de ensino-aprendizagem em rede beneficiam de um maior domínio das tecnologias de informação e comunicação por parte dos sujeitos aprendentes. No entanto, esse domínio tende a ser predominantemente instrumental, traduzindo-se num uso fluente, mas pragmático e pouco crítico. As linguagens necessárias para integrar, apropriar e compreender as interfaces e metáforas destes meios requer o desenvolvimento de competências específicas no sentido da capacitação. Os estudantes em regime de elearning constituem um campo de observáveis perferencial para a observação e análise dos estilos de uso do espaço virtual, dos estilos de comunicação e colaboração online. O aprofundamento do conhecimento daqui resultante poderá ainda permitir identificar os contributos deste tipo de ensino na promoção de competências de literacia para os média, entendida como um requisito de envolvimento cívico nas sociedades actuais. Com este artigo pretendemos aprofundar estas reflexões teóricas e conceptuais que enquadram o desenho de um projecto de investigação.
- Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemiaPublication . Nobre, Ana; Mouraz, Ana; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Moreira, J. AntónioA pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.