Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Atas : I Jornadas Internacionais Online : educação, tecnologias e inovaçãoPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Behar, Patricia AlejandraAs Atas das Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação tem como objetivo dar a conhecer os resumos das comunicações apresentadas nas Jornadas. Esse encontro científico online organizado pelo Projeto (Processos de Educação Tecnologias e Inovação) PETI teve a colaboração do Laboratório de Educação a Distância e Elearning e do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. As jornadas tiveram lugar na Plataforma Moodle da Universidade Aberta nos dias 5 a 10 de maio de 2014. Essa publicação foi pensada em formato web de forma a proporcionar uma maior visibilidade e acessibilidade aos conteúdos científicos abordados pelos participantes das jornadas, oriundos de vários países tanto europeus como americanos. As comunicações das jornadas foram realizadas em dois idiomas o português e o castelhano e são oriundas das investigações de mestrados e doutoramentos já finalizados. Tanto em Portugal na Universidade Aberta como em Espanha Na Universidade de Oviedo e na Universidad Nacional de Educación a Distancia.
- Inovação e formação na sociedade digital: ambientes virtuais, tecnologias e serius gamesPublication . Moreira, J. António; Barros, Daniela Melaré Vieira; Monteiro, AngélicaA mudança de paradigma e de filosofia educacional, para uma educação aberta e em rede, exige uma política ativa de formação, de conversão digital, para garantir práticas pedagógicas de qualidade, através de programas de qualificação com o recurso a tecnologias digitais interativas. Neste sentido, torna-se necessário uma valorização institucional da prática da educação online a par de um investimento na formação para a docência online. É no quadro dessas necessidades identificadas ao nível da e-Docência que surge a presente obra, Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games, que se centra na formação e nos possíveis cenários personalizáveis e virtuais de aprendizagem de interação lúdica, dinâmica, estimulante e cooperativa, destacando a importância dos jogos digitais no que respeita à capacitação e promoção de competências sociais, académicas e profissionais.
- Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticasPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Moreira, J. António; Seabra, Filipa; Henriques, SusanaO tema educação e tecnologias é amplo e continua sendo interessante e criativo em suas produções. A ideia de um e-book surge exatamente pela “filosofia do que está nas “nuvens” dos tempos atuais”: acessibilidade, facilidade e gratuidade. O objetivo de um trabalho colaborativo e em rede, multicultural e apoiado na diversidade, são os elementos chaves que ilustram o formato deste e-book. O conteúdo acadêmico segue uma linha nada complexa em seu formato, mas fundamental em sua lógica não-linear de percepções sobre o uso das tecnologias na educação.