Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Student assessment in higher education: a review of thesis carried out in Portuguese public universitiesPublication . Fernandes, Sandra; Machado, Eusébio; Abelha, MartaStudent assessment has become, over the past years, an important and complex issue about higher education pedagogy. This paper aims to present a systematic review of empirical studies (Master and PhD thesis), carried out in Portuguese public universities, focused on the topic of student assessment in higher education, from the year 2010 to 2020. The research methodology followed a qualitative approach, using e PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) model to develop the systematic review. Findings show a trend of change in the assessment practices of students in higher education, whose direction points to an increase of formative assessment centered on students. A strong trend of innovation in assessment practices with the use of technologies also emerges from the studies.
- A avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens: a metodologia PBL no ensino superiorPublication . Fernandes, Sandra; Abelha, Marta; Pereira, Adelaide; Anunciação, CarolinaEste artigo apresenta uma experiência com a abordagem pedagógica Project-based Learning (PBL) e tem como objetivo analisar o modo como as diversas modalidades e instrumentos de avaliação no âmbito do PBL estão ao serviço da melhoria das aprendizagens. O objeto de análise são duas unidades curriculares, numa turma do 2º ano da licenciatura em Educação Social. Este estudo de caso tem a análise documental e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Com base no quadro conceptual de Flores (2019) sobre as modalidades da avaliação (avaliação das aprendizagens, avaliação para as aprendizagens e avaliação como aprendizagem), foram analisados os conteúdos das Fichas das duas Unidades Curriculares (FUC’S) numa perspetiva de interdisciplinaridade; os dados da entrevista a uma das docentes responsáveis e as reflexões dos estudantes. Nas FUC´s expressa-se a avaliação das aprendizagens; a entrevista à docente evidencia o feedback, das docentes e dos pares, nos vários momentos de avaliação, correspondendo a uma avaliação para as aprendizagens contribuindo, significativamente, para a aquisição de competências; nas reflexões dos estudantes identifica-se a avaliação como aprendizagem nas descrições sobre o desenvolvimento significativo, no seu processo de aprendizagem. Conclui-se positivamente quanto à metodologia PBL e modalidades de avaliação utilizadas, ao melhorarem, notoriamente, as aprendizagens dos estudantes.