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- O Facebook como artefacto educacional?: o caso do projeto Reviver na RedePublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA presente comunicação, em que se assume o registo de ensaio, propõe-se explorar a possibilidade do Facebook constituir um artefacto promovedor de aprendizagens (in)formais no contexto da Educação Aberta, tendo como exemplo o caso prático do projeto REviver na Rede. A revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade rede com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando novas formas de aprendizagem. Por exemplo, já não somos apenas meros consumidores de informação, mas tornamo-nos também produtores de conhecimento. Estas dinâmicas estão, progressivamente, a transformar as instituições e os processos educacionais, fazendo emergir novas metodologias de ensino/aprendizagem, como o movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e fortalecendo outras já existentes, no âmbito da Educação Aberta. Por isso, consideramos que a relação entre as redes sociais e a educação em geral é inevitável. Atualmente o Facebook tornou-se um gigantesco e global palco virtual, no qual se promovem comportamentos e novas possibilidades de interação, configurando-se como um recurso significativo para o processo de ensino e aprendizagem; simultaneamente, também se tornou num disseminador de práticas e experiências educativas. As novas ferramentas digitais trouxeram à educação a possibilidade de construir novos e diferentes artefactos educacionais, tanto no seu processo de construção como na forma como são disponibilizados, manuseados e apreendidos. São objetos de aprendizagem, muitos assumindo as características definidoras dos REA, utilizados como meio para adquirir um determinado saber nele contido, permitindo construir conhecimentos novos de forma imersiva e interativa. Embora o tradicional conceito de artefacto nos remeta para um objeto físico, no atual contexto tecnológico pode deixar de ser apenas uma peça de hardware e assim entrar no campo do software. Assume, pois, uma dimensão digital, conquistando uma nova vida e possibilidades próprias, advindas deste ambiente virtual. Recuperando a pergunta inicial, “O Facebook como Artefacto Educacional?”, concluímos que o Facebook tem vindo a emergir na Educação, assumindo várias valências. Para além de instrumento (artefacto) educacional, digital e multimédia, também é visto como tendo um papel muito relevante na disseminação e construção do conhecimento.
- Aprendizagem baseada em jogos, um caminho da gamificação na era da inteligência artificial?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste texto pretende refletir sobre as potencialidades da utilização dos jogos na aprendizagem. Para o efeito, analisa-se o conceito de jogo na sociedade e a sua influência no desenvolvimento de aprendizagens atendendo aos avanços tecnológicos, nomeadamente, quanto à aplicação da Inteligência Artificial. Conclui-se que a gamificação da aprendizagem é uma tendência, sendo um caminho inevitável e irreversível, principalmente, se considera-mos as potencialidades da aplicação da inteligência artificial aos jogos digitais.
- Aprendizagem na sociedade em rede: novos percursos, oportunidades e desafios?Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pinto, João; Silva, Adilson Tadeu BasqueroteEste texto tem como objetivo refletir sobre as implicações da sociedade em rede na aprendizagem, a partir de dinâmicas entre ambas, e tendo ainda em conta, nomeadamente, a sua influência, bem como desafios e oportunidades no desenvolvimento da educação. Para esta reflexão revisitam-se conceitos-chave que consubstanciam referenciais enquadradores basilares, entre os quais a própria noção de rede, sobretudo como interface educativo e as redes online, ou a noção de cibercultura. Conclui-se que, fatores como o livre acesso à informação, a democratização do saber, o poder da criação e partilha do conhecimento, entre outros, são fundamentais para traçar novos caminhos de e para a aprendizagem numa sociedade em rede, e em que se perspetivam tendências e desafios antes enunciados a nível global.
- O Facebook como artefacto educacional?: o caso do projeto Reviver na RedePublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNeste texto, em que se assume o registo de ensaio, pretende-se explorar a possibilidade do Facebook constituir um artefacto promovedor de aprendizagens (in)formais no contexto da Educação Aberta, tendo como exemplo o caso prático do projeto REviver na Rede. A revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade rede com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando novas formas de aprendizagem. Atualmente o Facebook tornou-se um gigantesco e global palco virtual, no qual se promovem comportamentos e novas possibilidades de interação, configurando-se como um recurso significativo para o processo de ensino e aprendizagem; simultaneamente, também se tornou num disseminador de práticas e experiências educativas. Concluímos que o Facebook tem vindo a emergir na Educação, assumindo várias valências. Para além de instrumento (artefacto) educacional, digital e multimédia, também é visto como tendo um papel muito relevante na disseminação e construção do conhecimento.