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Crisjorge, Cristiane Jorge de Lima Bonfim

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  • Métodos para criação de narrativas imersivas: uma revisão de revisões da literatura
    Publication . Bonfim, Cristiane; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela
    O conceito de narrativa imersiva enfoca narrativas enquanto forma de promover o estado psicológico de imersão do público-alvo. Este artigo apresenta o resultado de uma revisão de revisões de literatura que objetivou identificar os principais métodos para concepção e criação de narrativas imersivas, considerando aspectos estruturais e elementos específicos, como personagens e cenários. Os resultados revelaram cinco clusters com características diferenciadas, considerando as dimensões da imersão narrativa temporal, espacial e emocional.
  • Método para avaliação e classificação das dimensões de imersão em narrativas
    Publication . Bonfim, Cristiane; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela
    An immersive narrative means to promote immersion of its target audience, considering three dimensions of narrative immersion: temporal, spatial and emotional. We present and demonstrate the use of a method for evaluating and classifying these dimensions in narratives, enabling reflections for their reformulation according to the pedagogical objectives of the teacher. The method was developed as an artifact of Design Science Research (DSR). It was applied empirically in Portuguese higher education, on an asynchronous e-learning course at Universidade Aberta, which uses narratives for narrative immersion and promoting self-regulation and co-regulation of learning: Software Development Laboratory. The results show that the method enables detection of differences in the level of use of the various dimensions of narrative immersion, as shown for a sample case. This analysis, beyond its usefulness for this evaluation and classification upon narratives, enables their creators (e.g. teachers and non-specialist professionals) to become aware of these situations. Therefore, it provides an overview and supports grounded reflection, inspiring interventions to reformulate the dimensions of narrative immersion that one wants to provide to the target audience.
  • Work-in-progress: the role of immersion when designing characters for adapting textual narratives into comic strips for online higher education: trials prototyping characters
    Publication . Bonfim, Cristiane; Lacet, Demetrius; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela
    A critical factor in immersive educational narratives is identification by students with the characters. In this work-in-progress analyzes the process of rendering characters from textual narratives into visual form by non-artists (i.e., instructors). We tried to match archetypes with their visual representation through the platforms: Pixton, Powtoon (both 2D) and The Sims4 (3D). The limitations of characterization can impact students' narrative immersion. As future work we intend to test with the target group and observe the improvements needed to increase identification and sense of immersion in the narrative.
  • Ensaios de transposição de narrativas textuais para plataformas digitais 2d e 3d aplicadas ao ensino superior a distância
    Publication . Bonfim, Cristiane; Lacet, Demetrius; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela; Cardoso, Ana Paula; Tavares, Dina; Santos, Filipe; Pinto, Hélia; Dias, Isabel Simões; Fonseca, Marta; Duarte, Nicole; Morouço, Pedro; Tadeu, Pedro; Matos, Rui; Milhano, Sandrina
    As narrativas textuais têm sido utilizadas de diversas formas na educação. Analisámos as narrativas empregues num caso de abordagem didática baseada em aprendizagem situada, autorregulação e corregulação das aprendizagens, e avaliação formativa, designada e-SimProgramming, numa unidade curricular (UC) de Engenharia Informática do ensino superior português a distância. Visou-se neste trabalho verificar quais as adaptações necessárias para a transposição destas narrativas para os formatos 2D (em BD, Banda Desenhada) e 3D, com a expetativa de impulsionar uma maior imersividade dos estudantes nas narrativas. A UC é desenvolvida em seis tópicos sequenciais com conteúdos e atividades acedidas pelos estudantes de forma assíncrona na platafor-ma Moodle. Neste contexto, a UC utiliza atualmente narrativas em formato textual, desenvolvidas utilizando a técnica OC2RD2, com o objetivo de provocar o sentimento de “imersão na história”. A metodologia aplicada neste ensaio de transposição foi a DSR Design Science Research, com vista a identificar métodos eficazes para essa transposição. Foram realizados dois ensaios na fase de Design do Artefato da DSR, de cocriação interdisciplinar, para a transposição das narrativas tex-tuais de um dos tópicos da UC. As ferramentas utilizadas nestes ensaios de transposição foram a Magic Board Theater (3D) e a Banda Desenhada Player (2D), descritas em trabalho anterior. Os ensaios de transposição foram realizados a partir da adaptação dos elementos (personagens e ce-nários) pré-existentes nas ferramentas, ou seja, descontextualizados dos idealizados para a UC. Na análise comparativa entre as plataformas 2D e 3D, constatou-se que a plataforma de visualização de BD atende melhor aos requisitos da UC em seu contexto de oferta a distância, tendo em consi-deração fatores como: visualização sem tempo pré-definido; acesso sem necessidade de grande largura de banda de Internet; conexão com ficheiros externos dentro do contexto dos diálogos (in-clusivamente ficheiros multimédia); responsividade e fácil integração com a plataforma Moodle e permite imprimir ou exportar as narrativas para formato externo. Pelos resultados preliminares é possível afirmar que a transposição dos elementos de narrativas textuais para BD é uma opção viável e a ser considerada para o uso de narrativas no Ensino Superior a Distância em Cursos de Informática na transição do nível básico para o avançado.