Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- A contribuição das abordagens do design educacional para a pesquisa-formação de professoresPublication . Carolei, Paula; Morgado, LinaEsse trabalho investiga a contribuição das abordagens do Design Educacional para a pesquisaformação de educadores a partir da criação e adaptação de artefactos a partir das metodologias do design que podem tornar-se dispositivos formativos e ajudar a desenvolver uma postura mais reflexiva, projetural e protagonista em educadores, apoiando a concretização de ações educacionais. O Design, como campo de conhecimento, que estuda a concretização de projetos, pode dispor de artefactos como frameworks, canvas, personas, cards ou jogos que têm a intenção de dar visibilidade ao pensamento e à complexidade dos processos ajudando a promover a consciência e concretude do que é abstrato e intuitivo, apoiando assim, ações mais estratégicas e viáveis. Apresentamos um quadro relacionando as abordagens do Design e os desafios da pesquisa formação de professores e a proposta de alguns frameworks que estão em desenvolvimento aprimoramento, prototipagem, validação como artefactos de apoio para lidar com esses desafios.
- Jogar o jogo do MeetUP: chaves para uma educação abertaPublication . Carolei, Paula; Morgado, LinaPara esta conferência foi desenvolvido o design educativo de uma experiência educacional baseada na gamificação através de um Escape Room dedicado ao Ensino Aberto e a Distância no âmbito do Laboratório de Ensino à Distância e eLearning. A ideia que presidiu e orientou a sua conceção e design desta experiência, é o estimular o participante a reflexões, novos desafios e “leituras/abordagens” e não a “fuga” ou o "escapar" da conferência. Pretendeu-se problematizar os temas do programa e a discutir durante a conferência, e ao mesmo tempo, convidar os participantes a mapear os impactos e contribuições experimentados. A experiência "Jogar o Jogo do MeetUP": Chaves para a Educação Aberta", foi concebida para envolver os investigadores no programa da conferência, mas alinhados com os objetivos da educação aberta e da ciência aberta, com os quais o centro de investigação LE@D está comprometido. Este trabalho está inserido num projeto de investigação em curso sobre Design Educacional de experiências educacionais15.