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- A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidadePublication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António; Ferreira, António GomesEste trabalho de revisão sistemática da literatura visa analisar as experiências pedagógicas com recurso a tecnologias em Portugal, entre os anos setenta do século XX e a atualidade, procurando compreender como foram sendo introduzidas na escola ao longo de cerca de cinquenta anos. Foram selecionados e analisados 47 artigos das bases de indexação SCOPUS, SCIELO e Web of Science. Verificou-se que, apesar de algum conservadorismo ainda na utilização da tecnologia, muito centrada no seu uso instrumental, nos anos mais recentes têm-se concretizado mais práticas com intencionalidade pedagógica e mais focadas na participação ativa dos estudantes. Constatou-se também a importância crescente da formação docente neste domínio das tecnologias digitais, com o objetivo de tornar os professores mais competentes e fluentes no uso pedagógico do digital.
- Assessment of university teachers on their digital competencesPublication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António; Ferreira, António GomesThe potential of DTIC has brought new challenges to teachers, making it essential to acquire digital competences. The aim of this research is to assess Portuguese university teachers’ digital competence level. The quantitative methodological approach emphasises the teachers’ perception of their digital competences in three dimensions: teachers ́ professional and pedagogic com- petences and learners’ competences and involved 118 Portuguese University teachers. The main findings show that the digital competence level of teach- ers is moderate, and that subdimensions “Guidance”, “Analysing Evidence” and “Responsible Use”, are the weakest. On the other hand, the subdimen- sion in which teachers perceive to have more competence is “Organisational Communication”. The results show the need for teachers to increase their digital competence level through specific training, especially as regards the pedagogical use of technology, in particular more practical, experimental training.
- Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizadoPublication . Trindade, Sara Dias; Ferreira, António Gomes; Moreira, J. AntónioAtualmente, o discurso sobre o uso de Tecnologias em ambientes educativos tem estado cada vez mais presente nos estudos sobre Educação. O uso de Tecnologias na Educação não é uma realidade recente, e a evolução dos meios tecnológicos veio modificar de forma significativa o ato de ensinar, sendo a Tecnologia cada vez mais reconhecida, também, como potenciadora das aprendizagens. Este trabalho, em estreita ligação entre História e Educação, visa apresentar uma revisão sistemática da literatura a partir da análise qualitativa de periódicos dos principais Liceus portugueses sobre o uso da Tecnologia no contexto educativo português desde o dealbar do século XX até ao início do ensino computorizado, enquadrado numa visão internacional, numa perspetiva coetânea do uso e da forma de apropriação da Tecnologia nas escolas portuguesas. As principais conclusões deste estudo indiciam uma introdução da Tecnologia na escola portuguesa que segue a disseminação concretizada noutros países, em particular nos EUA, porém, sugerindo uma lenta difusão, com uma utilização essencialmente esporádica, fruto da escassez de recursos e pouca aposta em formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens.
- Evaluation of the teachers’ digital competences in primary and secondary education in Portugal with DigCompEdu checkIn in pandemic timesPublication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António; Ferreira, António GomesThe current pandemic crisis the world is living in has brought new and emerging challenges to teachers, making it essential to acquire digital skills, especially in virtual learning environments and online technologies. In this sense, from the DigCompEdu CheckIn self-assessment questionnaire, validated for the Portuguese population by Dias-Trindade, Moreira, and Nunes (2019), the research presented in this paper aims to identify the most fragile and robust areas of digital skills of primary and secondary education (ISCED) perceived by teachers in Portugal. The quantitative methodological approach emphasizes teachers' perception of their digital skills in three dimensions: teachers’ professional competences, teachers’ pedagogical competences and students' competences and involved 434 teachers from mainland Portugal and the Autonomous Regions. The results allow us to conclude that teachers have an overall moderate level of digital proficiency – level B1 - Integrators – and the dimensions pedagogical competences and students’ competences are those where teachers have more weaknesses than in other levels. From a panorama observed before the onset of the COVID-19 pandemic, it is possible to understand their needs regarding work that involves digital technologies at different moments in the teaching activity. The results thus, show the need for teachers to increase their level of digital competence through specific training and the importance of developing public policies that prepare teachers for a more digital school.