Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- A Escola Confessional: o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores na modernidade: um estudo na Rede Marista de Educação em Portugal e no BrasilPublication . Feitosa, Ceciliany Alves; Teixeira, AntónioEste trabalho investiga a configuração da Educação Confessional em Portugal e no Brasil, tendo como foco o desafio de preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Modernidade. Para o estudo de caso, foi escolhida a Rede Marista de Educação, pertencente ao Instituto dos Irmãos Maristas, ordem religiosa presente em 82 países, fundada por Marcelino Champagnat em 1817, tendo como Missão: Educar Crianças e Jovens e Tornar Jesus Cristo Conhecido e Amado. Partimos do estudo da história da educação confessional, conceituando neste percurso: a Confessionalidade na Educação, a Identidade Institucional Confessional e a Teoria do Desenvolvimento de Valores. Dada a especialização deste doutoramento em Liderança Educacional, demos especial atenção à configuração teórica dos temas: Organização e Gestão na Escola Confessional, Modernidade, Tradição e Inovação na Educação. A parte teórica e histórica completa-se com um estudo sobre a Educação nos Documentos da Igreja Católica. Munidos do conhecimento histórico e teórico que amparam o desenvolvimento do tema, fizemos um estudo aprofundado sobre a origem e a história do Instituto dos Irmãos Maristas, com vistas a identificarmos o teor deste legado na atualidade, por meio do estudo de caso que abrangeu, além de um Colégio Marista em cada país, as diversas instâncias de liderança e gestão do Instituto Marista: O Governo Geral, as unidades administrativas (denominadas Províncias) e a Liderança dos colégios de Portugal e do Brasil. Utilizamos uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, por meio da aplicação de entrevistas aos Líderes e de questionários aos professores. O estudo resultou na conclusão de que os diversos níveis de liderança da Instituição continuam bastante alinhados com a Missão e o Carisma da Instituição, havendo ainda algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões Internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação Global
- A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de EducaçãoPublication . Feitosa, Ceciliany Alves; Teixeira, AntónioEste artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados obtidos na investigação realizada no programa de doutoramento em educação, pela Universidade Aberta de Portugal, no período entre 2016 a 2019, tendo como tema: A Escola Confessional – O Desafio de Preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Educação – Um Estudo na Rede Marista. Buscou-se compreender o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores no âmbito da educação confessional. O estudo foi desenvolvido em Portugal e no Brasil, em duas escolas da Rede Marista de Educação, sendo uma localizada na cidade de São Paulo e outra em Lisboa. Utilizou-se uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas para a liderança da instituição e de inquérito por questionário aplicado ao corpo docente. Para ambos os instrumentos definiu-se como variáveis os eixos temáticos a) Confessionalidade, b) Liderança e c) Contexto. Os resultados indicam que os diversos níveis de liderança continuam bastante alinhados com a Missão e os Valores da Instituição, havendo ainda desafios e necessidade de alinhamentos entre as instâncias de gestão e o corpo docente, bem como algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação global.