Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • A construção do discurso em ambientes digitais: contributos para o estudo dos rituais verbais de indelicadeza
    Publication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia de
    O presente trabalho inscreve-se no âmbito da Sociopragmática (Haugh, Kádár & Terkourafi, 2021) e tem como objeto de análise um corpus de interações verbais em ambientes digitais, considerando os mecanismos linguístico-discursivos da indelicadeza verbal que ocorrem no comentário da rede social do Facebook. O estudo tem por base uma análise linguística das estratégias discursivas que configuram, por um lado, a credibilização da imagens do enunciador e, por outro lado, o modo como discursivamente se realiza o descrédito do alocutário visado. Assim, o estudo dos usos linguísticos nas redes sociais permite compreender as dinâmicas e as relações sociais que aqui se estabelecem, possibilitando o levantamento de regularidades discursivas desenvolvidas pelos seus utilizadores e a verificação do modo como a indelicadeza (Culpeper, 2013; Culpeper & Haugh, 2021, p. 315) e o discurso do ódio (Culpeper, 2021) são lexicalizados no contexto específico da comunicação mediada por computador (CMC).
  • A delicadeza e as formas de tratamento em português língua não materna: um estudo de caso numa sociedade bilingue em Espanha
    Publication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia de
    Atendendo ao caráter não universal da delicadeza ou à sua flutuação cultural, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desempenho de um grupo de estudantes específico de Português Língua Não Materna quanto às estratégias de delicadeza usadas em atos ilocutórios com uma dimensão diretiva, assim como o uso das formas de tratamento em língua portuguesa. Na análise sociolinguística dos estudantes, destacamos fatores característicos do grupo em observação, como o multilinguismo, a proximidade das línguas românicas e o fator idade.
  • Contexto de aprendizagem da competência pragmática pelos falantes do português língua não materna em Valência, Espanha: contributos para uma análise das formas de tratamento e das estratégias de delicadeza em sequências de atos ilocutórios
    Publication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia de
    Atendendo ao caráter não universal da delicadeza ou à sua flutuação cultural, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desempenho de um grupo de estudantes específico de Português Língua Não Materna quanto às estratégias de delicadeza usadas em atos ilocutórios com uma dimensão diretiva, assim como o uso das formas de tratamento em língua portuguesa. No esteio dos atos diretivos, analisamos os atos de ordem, pedido, oferta, convite e proposta, tendo sido estes três últimos incluídos na categoria de atos híbridos, visto também apresentarem uma dimensão comissiva. O estudo das formas de tratamento contempla a constante reestruturação das práticas sociais subjacente aos diferentes condicionantes para a escolha de cada forma, tal como as subtilezas e especificidades de certos vocábulos. Com base num corpus linguístico de produção escrita de estudantes do nível B2 da Escuela Oficial de Idiomas de Valência, em Espanha, quisemos verificar se existia uma dissociação entre as competências gramatical e pragmática dos aprendentes, tendo como contraponto produções de falantes nativos. Na análise sociolinguística dos estudantes, destacamos fatores característicos do grupo em observação, como o multilinguismo, a proximidade das línguas românicas e o fator idade. Em face dos resultados obtidos, observamos uma preocupação de os estudantes adequarem as formas à finalidade do ato discursivo e às características dos interlocutores. No entanto, concluímos que a competência pragmática dos aprendentes deve ser reforçada, tendo em conta as especificidades das interações. A proposta didática apresentada neste trabalho inclui exercícios fundamentados nos resultados da análise dos dados recolhidos e na preparação da consciencialização do próprio processo de aprendizagem por parte dos estudantes.
  • O poder simbólico da indelicadeza e a construção de identidades discursivas em interações virtuais
    Publication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia de
    Tendo por base as intervenções realizadas no fórum de comentários que ocorre em redes sociais, onde predomina o anonimato e uma linguagem sucinta e direta, procede-se a uma análise sociodiscursiva do modo como é coconstruído o discurso de ódio. Do ponto de vista da Sociopragmática, são analisadas as estratégias de indelicadeza linguística, reequacionando este uso linguístico com o género (masculino e feminino) e o modo como são construídas no discurso as estruturas de poder de uma comunidade de prática. Verifica-se que a criatividade verbal no corpus constituído está ao serviço da descredibilização do alocutário com o predomínio de atos diretivos e assertivos, da ironia e das perguntas retóricas.