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  • A internet no apoio à realização de trabalhos de grupo: uma experiência no ensino superior
    Publication . Gomes, Maria João; Silva, Bento da; Dias, Paulo
    Com esta comunicação pretende-se reflectir sobre o potencial de alguns serviços de comunicação através da Internet - fóruns electrónicos e correio electrónico - no apoio e dinamização de trabalhos de grupo realizados por alunos do ensino superior. Simultaneamente, procurar-se-á inventariar alguns serviços e identificar factores condicionantes da participação/adesão dos alunos a este tipo de prática educativa. Serão apresentados alguns dados referentes a uma experiência realizada neste domínio desenvolvida no âmbito da disciplina de "Introdução às Tecnologias da Informação e comunicação na Educação", da Licenciatura em educação da Universidade do Minho. Focar-se-á a perspectiva dos alunos envolvidos neste experiência bem como alguns aspectos da interacção comunicacional verificada entre os diferentes intervenientes. serão também apresentados e discutidos os princípios metodológicos e pedagógicos subjacentes a esta abordagem relativa ao apoio à realização de trabalhos de grupo por alunos do ensino superior.
  • Promoção de comportamentos seguros na internet: um estudo de caso
    Publication . Gomes, Maria João; Valente, Luís; Dias, Paulo
    A Internet tem vindo a adquirir um espaço e importância crescentes no quotidiano educativo, lúdico e de convívio social de muitas crianças e jovens. Sendo indiscutível a importância de promover a melhoria das condições de acesso à Internet e o combate à infoexclusão, importa também ter em atenção a qualidade e relevância das competências a desenvolver. De facto, não basta ser um utilizador da Internet, importa ser um utilizador crítico e consciente. O reconhecimento da existência de riscos associados a usos impróprios, ilegítimos e ilegais da Internet, tem dado origem a iniciativas no sentido de sensibilizar e alertar pais, professores e outros educadores, bem com as próprias crianças e jovens para os cuidados e precauções a tomar no uso da Internet. Em Portugal, estas iniciativas tiveram uma das suas expressões mais significativas através da implementação do projecto SeguraNet (2004-2006), coordenado inicialmente pelo GIASE (Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo) do Ministério da Educação, e posteriormente pela equipa de missão CRIE, e do qual o Centro de Competência da Universidade do Minho (C.C.U.M.) foi parceiro. No âmbito do seu envolvimento no projecto SeguraNet, o C.C.U.M. levou a cabo um estudo de caso centrado na análise do processo de implementação de um conjunto de actividades visando a promoção de práticas seguras de utilização da Internet. O estudo focaliza-se nas actividades desenvolvidas por duas turmas do 4.º ano de escolaridade do “Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo - Amarante” e na compreensão do impacto dessas actividades em outras turmas do agrupamento. É sobre a apresentação deste estudo e as principais conclusões/lições daí decorrentes que se desenvolverá este texto.
  • Formar a distância no ensino superior: um discurso de opinião, uma reflexão partilhada e uma experiência em curso
    Publication . Gomes, Maria João; Dias, Paulo
    Apesar dos conceitos de "ensino a distância" e de "aprendizagem ao longo da vida" não serem novos (havendo mesmo quem sugira que poderão remontar às primeiras cartas de S. Paulo aos Coríntios! Cf. Sherron e Boettcher, 1997), temos vindo a assistir a uma enorme onda de entusiasmo e investimento nestes domínios (recordemos que 1996 foi considerado o "Ano Europeu da Formação ao Longo da Vida"). Esta comunicação pretende discutir as razões deste interesse renovado, enquadrando-as no quadro geral da Sociedade da Aprendizagem e do Conhecimento e no quadro particular das mudanças que se têm vindo a verificar nos sistemas de ensino superior. Pretende-se propôr e discutir novas alternativas para o ensino e a aprendizagem ao nível do ensino superior, as quais se apresentem mais consentâneas com as necessidades da Sociedade da Aprendizagem e do Conhecimento. Neste contexto, propõem-se metodologias de formação a distância através de ambientes de aprendizagem em rede (via Internet). A questão da formação a distância será discutida como um meio de possibilitar a diversificação curricular, a organização modular de cursos, a flexibilização espacial e temporal dos momentos de formação, a possibilidade da construção de um percurso curricular individualizado ao nível da formação inicial e contínua no ensino superior, sem prejuízo da qualidade da metodologia e da relação pedagógica. Concretizando alguns dos pontos de reflexão que se apontaram, serão apresentados os resultados de um primeiro estudo empírico realizado entre o início de Outubro e o final de Dezembro de 1997, no âmbito de uma iniciativa de formação contínua de professores.
  • Disorientation in hypermedia environments : mechanisms to support navigation
    Publication . Dias, Paulo; Gomes, Maria João; Correia, Ana Paula
    The problem of navigation in hypertext is quite often associated with (dis)orientation. We begin this article by making a review of several mechanisms to support navigation after having done a brief presentation of the phenomena “getting lost in the hyperspace.” To simplify and clarify our explanation we have assembled the various proposals of support to navigation into the following: 1) solutions regarding the tools to support navigation, 2) solutions regarding interface and navigation metaphors, and 3) solutions regarding hardware and other approaches to deal with this problem. The analyses made of each mechanism to support navigation intend to offer different points of view about the pros and cons of their use.
  • e-Learning para e-formadores: formação de docentes universitários
    Publication . Dias, Ana Augusta; Dias, Paulo; Gomes, Maria João
    Nesta comunicação pretende-se apresentar o "Projecto de Formação para e-Formadores” criado pela TecMinho/Interface da Universidade do Minho e implementado numa experimentação formativa junto de docentes desta Universidade. Com este projecto foram concebidos um conjunto de recursos didácticos (em formato impresso e em formato digital), constituídos por diversos produtos, para serem utilizados na implementação de cursos de Formação para e-Formadores. O Curso de Formação de e-Formadores foi desenhado de modo a ser pragmático e de utilidade imediata para o formando (Formador ou Professor da Universidade do Minho) no sentido de lhe proporcionar competências e meios que lhe facilitem a utilização das tecnologias e das estratégias pedagógicas e comunicacionais necessárias no contexto da e-aprendizagem. A avaliação da implementação deste curso e a avaliação dos recursos didácticos desenvolvidos foi efectuada por uma equipa de especialistas do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Nesta comunicação desenvolve-se o processo de concepção e o projecto de desenvolvimento de conteúdos “blended” (e de recursos didácticos de apoio ao curso) desehados com vista à implementação do curso, que teve um total de 21 horas presenciais e 63 horas online (conteúdos, colaborações, interacções, actividades individuais e de grupo).
  • In-service training: e-learning as a new and promising approach
    Publication . Dias, Paulo; Gomes, Maria João; Dias, Ana Augusta
    In-service training through e-learning should be seen as a special field of adult education. The lessons learned from adult education must be an inspiration to the design of in-service training approaches that support collaborative learning and promote the development of virtual communities. This points support our conviction that e-learning is a “promising land” to new opportunities of training and professional development activities. After a short introduction, the article will describe three different cases of e-learning initiatives taken place at University of Minho - Portugal. The first case reports to a research project called ttVLC – trainers training to Virtual Learning Communities. The second case describes a course that aims to promote in-service professional development of secondary and high-school teachers, called “EASIC – Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação” (in English: Teaching and Learning in the Information Society). The third case describe a course titled “Formação de Eformadores” (in English: Training of E-trainers) which aim helping university teachers to adopt e-learning methodologies.