Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Azambuja, Rosa Maria

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Avós e culturas: relacionamentos e vivências intergeracionais em tempo de pandemia COVID-19
    Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição Pereira
    Nas diferentes culturas, os mais velhos, em especial os avós, constituem elos de apoio e solidariedade entre gerações, funcionando como âncoras da cultura, do cuidado, educação, afetividade, desenvolvimento e transmissão. Nesta pesquisa objetivou-se analisar relatos vividos por avós, em tempos de pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 37 avós do Brasil, Portugal e Uruguai. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm em período de pandemia, mas o tipo de cuidados e atividades difere entre avós presenciais e virtuais.
  • Relação avós e netos: dimensão tempo na teoria bioecológica do desenvolvimento humano
    Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Natália; Sá, Sumaia Midlej Pimentel
    A investigação tem como objetivo analisar a relação entre avós e netos, através da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, tendo como base a dimensão «Tempo».
  • Relação avós e netos em Portugal em tempo de pandemia Covid 19
    Publication . Ramos, Natália; Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Maria da Conceição Pereira
    Neste estudo objetivou-se analisar relatos vividos entre avós e netos, em tempos de pandemia da Covid-19. Tratou-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 09 avós, do gênero feminino, com idades compreendidas essencialmente entre os 60 e 70 anos de idade, a grande maioria em situação profissional ativa e com netos ainda crianças, residentes em diferentes regiões de Portugal. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm, mas o tipo de cuidado e atividades diferem entre avós presenciais e virtuais. A pandemia acentuou a necessidade de promover a literacia digital entre os mais velhos, já que foi a única « janela » que muitos tiveram durante meses para comunicar, designadamente com os seus netos.
  • Avós e netos frente às novas tecnologias no Brasil e em Portugal
    Publication . Ramos, Natália; Rabinovich, Elaine; Azambuja, Rosa Maria da Motta
    Duas das características marcantes da sociedade no século XXI têm sido o aumento progressivo da população idosa e o avanço cada vez mais intenso das tecnologias da informação e comunicação. Este estudo objetivou apresentar uma revisão integrativa da literatura cientifica acerca do tema relação entre avós e netos diante das novas tecnologias no Brasil e em Portugal, buscando conhecer as tecnologias de informação para netos e avós; descrever a relação dos avós que acompanham o crescimento dos netos através do espaço virtual; e identificar a percepção dos netos em relação ao comportamento dos avós diante das novas tecnologias. Utilizaram-se artigos publicados em fontes de impacto, de modo a possibilitar um maior direcionamento das pesquisas sobre esta temática e discutir as tendências apontadas por estas publicações bem como as perspectivas de produção na área. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados nacionais e internacionais, entre 2011 a 2019. Como conclusões, pode-se observar que a tendência para o uso dessas ferramentas viabiliza aproximação e promove relações afetivas e solidariedade entre as duas gerações; proporciona a aquisição de competências básicas para a interação/comunicação; desenvolve a cooperação e a confiança, fazendo com que essa relação se fortifique com o tempo pela proximidade e cumplicidade entre os atores familiares, que dialogam no ciberespaço e fortalecem os laços afetivos e intergeracionais.