Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • O perfil do supervisor pedagógico: representações de professores em diferentes fases da carreira docente
    Publication . Salis, Gabriela; Miranda, Branca
    Neste artigo apresenta-se uma pesquisa sobre as representações dos professores em relação ao perfil de supervisor pedagógico. O estudo foi desenvolvido numa escola do 3.º Ciclo e Ensino Secundário situada no distrito de Setúbal, em Portugal. Foram feitas entrevistas a dois grupos de professores: professores experientes e professores no início da carreira e os seus testemunhos serão apresentados e analisados.
  • O papel da discussão em fóruns virtuais na formação de supervisores
    Publication . Oliveira, Isolina; Miranda, Branca
    Esta comunicação é baseada num estudo que investiga como competências de reflexão e da par tilha de conhecimentos e recursos podem ser desenvolvidas, com os pares em formação, num ambiente de aprendizagem virtual, aspetos centrais numa supervisão transformadora colocada ao serviço da melhoria de práticas e do interesse do coletivo. O mestrado em supervisão peda gógica coordenado pelas autoras é um curso que proporciona um enquadramento para profis sionais ligados ao ensino, em contextos formais ou não formais, para refletir e desenvolver as suas práticas através da investigação e do envolvimento com importantes perspetivas teóricas e a literatura da especialidade. Pretende-se providenciar aos profissionais - professores e for madores nas diferentes áreas científicas - o desenvolvimento de competências de observação, comunicação, reflexão e de questionamento contínuo e sistemático sobre as práticas através da constituição de comunidades de aprendizagem profissional. Trata-se de um curso assente no modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta, o qual é suportado em vários princípios dos quais se destacam a flexibilidade e a interação entendida como interação estudante-estudante, estudante-recursos e estudante-professor. A interação é desenvolvida através de grupos de dis cussão no interior de cada turma virtual. O planeamento prévio e estratégias desencadeadoras da aprendizagem orientam a natureza do trabalho, estimulando a iniciativa e o envolvimento dos estudantes. Dada a natureza das questões de investigação a abordagem qualitativa prevale ceu e os métodos usados para a recolha de dados incluíram a análise das interações produzidas nos fóruns bem como as diversas produções escritas dos estudantes. Os resultados preliminares revelam um envolvimento comprometido dos estudantes com incidência na discussão e partilha de materiais, atividades e conhecimentos e enfatizam implicações para o papel da reflexão no desenvolvimento de uma capacitação profissional crítica.
  • Formar supervisores em ambientes de aprendizagem virtual
    Publication . Oliveira, Isolina; Miranda, Branca
    Esta comunicação é baseada num estudo que investiga como competências de reflexão e da partilha de conhecimentos e recursos podem ser desenvolvidas, com os pares em formação, num ambiente de aprendizagem virtual, aspetos centrais numa supervisão transformadora colocada ao serviço da melhoria de práticas e do interesse do coletivo. O mestrado em supervisão pedagógica coordenado pelas autoras é um curso que proporciona um enquadramento para profissionais ligados ao ensino, em contextos formais ou não formais, para refletir e desenvolver as suas práticas através da investigação e do envolvimento com importantes perspetivas teóricas e a literatura da especialidade. Pretende-se providenciar aos profissionais - professores e formadores nas diferentes áreas científicas - o desenvolvimento de competências de observação, comunicação, reflexão e de questionamento contínuo e sistemático sobre as práticas através da constituição de comunidades de aprendizagem profissional. Trata-se de um curso assente no modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta, o qual é suportado em vários princípios dos quais se destacam a flexibilidade e a interação entendida como interação estudante-estudante, estudante-recursos e estudante-professor. A interação é desenvolvida através de grupos de discussão no interior de cada turma virtual. O planeamento prévio e estratégias desencadeadoras da aprendizagem orientam a natureza do trabalho, estimulando a iniciativa e o envolvimento dos estudantes. Dada a natureza das questões de investigação a abordagem qualitativa prevaleceu e os métodos usados para a recolha de dados incluíram a análise das interações produzidas nos fóruns bem como as diversas produções escritas dos estudantes. Os resultados preliminares revelam um envolvimento comprometido dos estudantes com incidência na discussão e partilha de materiais, atividades e conhecimentos e enfatizam implicações para o papel da reflexão no desenvolvimento de uma capacitação profissional crítica.