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  • A experiência intercultural na aprendizagem : estudo de caso dos estudantes portugueses de instrumentos de sopro metal na Alemanha
    Publication . Antão, Gabriel; Moreira, Darlinda; Lourenço, António José Vassalo Neves
    A sensibilidade da música ao contexto cultural é um tema explorado amplamente nas músicas do mundo, mas nem tanto na música Clássica. Os estudantes portugueses de instrumentos de sopro de metal na Alemanha experienciam processos de aprendizagem complexos aos níveis académico, social e cultural. Abordamos instituições de ensino superior e orquestras, onde as competências interculturais são necessárias para poder fazer face à realidade multicultural destes centros, e como esta temática cruza os conceitos e âmbitos conceptuais da escola, das culturas, da aprendizagem e dos valores socioculturais. A natureza intercultural da música está refletida em âmbitos diversos, desde as orquestras como comunidades de prática às influências dos idiomas na prática musical, passando pelos contextos sociais e históricos dos países em estudo. A nossa investigação pretende perceber os processos de integração e aculturação dos estudantes portugueses e de que forma este fenómeno se relaciona com o sucesso profissional dos mesmos, ajudando os vários agentes educativos a melhor contribuírem para o sucesso dos estudantes. Com esse objetivo, foram realizadas entrevistas abertas aos dez estudantes portugueses de instrumentos de metais a estudarem na Alemanha no período de 2010 a 2014. Os resultados dão conta de uma consciência coletiva e indicam que uma maior integração no meio é facilitadora de sucesso profissional. É constatada uma influência cultural na prática musical, também ela indicadora da sensibilidade cultural na música Clássica. O fenómeno de migração é justificado com a diferença nos mercados de trabalho a nível musical, os quais por sua vez estão espelhados nos programas educativos dos países estudados. As multiculturais escolas superiores alemãs representam um caso de interesse por possibilitarem uma inserção mais rápida aos novos estudantes, que não se sentem estranhos ao meio. A aprendizagem ocorre em âmbitos distintos, sendo o meio social uma fonte inequívoca de aprendizagens, que fortalece uma predisposição e maior envolvência do aluno no processo de integração e promove os sucessos académico e profissional.
  • Diversidade e mobilidade no ensino superior
    Publication . Moreira, Darlinda; Antão, Gabriel
    A tendência crescente dos estudantes portugueses para procurarem o prosseguimento de estudos no estrangeiro insere-se no movimento geral de mobilidade. Designadamente, esta tendência é verificada no ensino especializado da música a nível superior em Portugal – e em especial no caso dos instrumentos de sopro de metal – que é bastante recente, e cuja formação é dirigida para um mercado de trabalho muito próprio e reduzido, já que são poucas as orquestras de grande dimensão existentes no país. A aspiração de aproveitar a mobilidade académica para estudar e, por vezes, trabalhar no estrangeiro é acompanhada de novas experiências culturais e sociais que exigem adaptação a vários níveis por parte dos estudantes portugueses. Este capítulo aborda a problemática da mobilidade no Ensino Superior e das experiências culturais vivenciadas pelos estudantes do ensino especializado da música para se integrarem nas escolas estrangeiras e nas orquestras alemãs. Entendemos que esta problemática deve ser aprofundada no contexto da formação superior para que, tanto professores como alunos, entendam melhor os processos socioculturais vivenciados pelos estudantes internacionais, e, deste modo, melhor se prepararem para os desafios da continuação dos estudos no estrangeiro.