Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Educação online no ensino superior : um programa de doutoramento em Educação a Distância e eLearning na Universidadde Aberta (Portugal)
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina
    As extraordinárias mudanças económicas, sociais e culturais associadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação não podem deixar de ser também atuantes nas Universidades e no Ensino Superior em geral nomeadamente pela emergência da Educação Online nas suas diversas cambiantes. Neste artigo descrevemos o processo de virtualização da Universidade Aberta (Portugal) que passou de ser uma Universidade de Educação a Distância tradicional para se transformar numa universidade online. É nesse contexto que surge o Programa de Doutoramento em Educação a Distância e E-Learning da Universidade Aberta. É esse programa que aqui se descreve assinalando-se também as suas possíveis implicações e perspectivas no domínio da investigação e do ensino sobre Educação a Distância e E-Learning.
  • Tornar-se professor online: a formação online de professores do ensino superior para a docência online
    Publication . Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Oliveira, Isolina; Goulão, Fátima; Mota, José
    A Universidade Aberta (UAb) enfrentou um profundo processo de mudança que envolveu não só a virtualização de todo o seu processo de ensino e aprendizagem, como a definição de novas competências para o seu corpo docente e a criação de novos perfis, ambientes e rotinas implementando o novo Modelo Pedagógico da instituição para a educação online. Um dos maiores desafios desta mudança foi proporcionar a formação e apoio adequado ao corpo docente, cujo novo papel implicava colocar em prática o novo modelo pedagógico. Parte da dificuldade deste processo residia no número de professores envolvido (cerca de 160 professores universitários e de 300 tutores) e na "urgência" dos processos. Outra parte da dificuldade centrava-se no desenvolvimento das novas competências e na alteração de comportamentos e atitudes. A estratégia de formação e os diferentes programas de formação desenvolvidos no âmbito da actividade do Laboratório de Educação a Distância (LE@D) da UAb centram-se numa pedagogia do elearning, tendo sido validados internacionalmente. Esta experiência permitiu desenvolver posteriormente programas de formação para docentes de outras universidades.
  • Comunicação mediatizada por computador e educação online: da distância à proximidade
    Publication . Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia
    Os estudos iniciais sobre Comunicação Mediada por Computador (CMC) tendiam a ver esta forma de comunicação como apropriada para tarefas simples, impessoal e muito limitada para expressar emoções e interacções sociais complexas. Contudo a investigação e a experiência mostram que a comunicação electrónica pode promover comunicação relacional muito rica e ainda ser efectiva na resolução de problemas complexos a distância. A compreensão destes processos de comunicação passa por análises detalhadas das variáveis implicadas nas relações interpessoais e sociais mediatizadas e em particular da construção social, em contextos mediatizados, de processos de conexão, ligação e criação de proximidade psicológica. Sugere-se que temos já hoje uma compreensão razoável dos processos de comunicação e interacção online e que estes conhecimentos deveriam ser tidos em conta nas práticas dos que trabalham em Educação Online e em Educação a Distância.