Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Influência de fatores socioeconómicos no sistema de ensino português
    Publication . Pombinho, Paulo; Cavique, Luís; Correia, Luís
    O presente artigo estuda a influência dos fatores socioeconómicos dos diferentes municípios no sucesso educacional dos estudantes. Para verificar a existência de fatores relevantes para o percurso académico dos estudantes, foram obtidos datasets com descritores socioeconómicos por município, médias das notas dos exames nacionais e as taxas de sucesso dos alunos. Estes datasets foram submetidos a uma técnica de K-nearest neighbours para permitir encontrar valores de atributos em municípios com valores em falta. Foram, de seguida, aplicados algoritmos de classificação, através de árvores de decisão e regressão, que permitiram analisar quais os atributos socioeconómicos que tinham, potencialmente, maior relação com o sucesso escolar. O trabalho efetuado permite identificar alguns fatores como alvos de potenciais estudos futuros sem, no entanto, se verificar correlações fortes com nenhum atributo socioeconómico.
  • Uplift modeling using the transformed outcome approach
    Publication . Pinheiro, Paulo; Cavique, Luís
    Churn and how to deal with it is an essential issue in the telecommunications sector. Within the scope of actionable knowledge, we argue that it is crucial to find effective personalized interventions that can lead to a reduction in dropouts and that, at the same time, make it possible to determine the causal effect of these interventions. Considering an intervention that encourages clients to opt for a longer-term contract for benefits, we used Uplift modeling and the Transformed Outcome Approach as a machine learning-based technique for individual-level prediction. The result is actionable profiles of persuadable customers that increase retention and strike the right balance between the campaign budget.
  • Segmentação de clientes e análise dos atributos mais relevantes dos clusters
    Publication . Lopes, Nuno; Cavique, Luís
    Tendo por base um conjunto de dados dos clientes de uma empresa de produtos alimentares, tentamos implementar duas estratégias de data mining com o objetivo de compreender quais os atributos que melhor podem segmentar estes consumidores. Aplicamos primeiro um algoritmo de segmentação (k-means) para agrupar estes clientes e, seguidamente, utilizamos um algoritmo de classificação (árvore de decisão) para análise visual dos atributos que definiram os clusters da segmentação. Através da análise visual dos gráficos resultantes da indução de árvores de decisão conseguimos verificar que só o valor do salário dos clientes pode segmentar este conjunto de dados.