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- Intertextualidade e interdiscursividade: a relação da literatura com o discurso social a propósito da ideia de identidade cultural portuguesaPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo analisa a relação entre a intertextualidade, enquanto rede textual de pelo menos dois textos ou multiplicidade de textos e a interdiscursividade, enquanto discurso social composto por uma pluralidade de discursos numa sociedade, a propósito da ideia de identidade cultural portuguesa. A identidade é concebida como uma proposta mais do que uma substância, isto é, não como algo que se tem e a que se pode aceder mas como algo que se inventa e constrói. Por outras palavras, o conceito de identidade torna-se uma representação social que assume funções ideológicas e inspira estratégias sociais que dá conta do carácter transitório, das negociações de sentido e das transformações dos processos de identificação. Neste contexto, a literatura tem constituído um fundamento importante da memória coletiva e, possivelmente, da ideia de identidade ao refletir a «procura da perceção comum» e a «integração no grupo», uma busca que, por vezes, se tem exprimido de formas místicas e tem suscitado de modo radical expressões de carácter messiânico em favor do povo português e dos seus alegados destinos universais mas que, outras vezes, pretende demonstrar o peso catatónico que a identificação com figuras de puro estereótipo pode adquirir. A literatura reflete esta tensão e, seja qual for a tendência para que se incline, reflete também o forte elemento comunitário que é comum à leitura literária.
- Os guarda-chuvas cintilantes de Teolinda Gersão: um risco no tempoPublication . Sequeira, Rosa MariaO diário Os guarda-chuvas cintilantes de Teolinda Gersão é um texto de natureza híbrida que nos estimula a reconsiderar a questão teórica dos géneros literários. Apresentado como diário no subtítulo, expõe uma escrita experimental e revolucionária que questiona a tradição dos géneros e o registo intimista. Sendo uma reflexão especulativa da escrita sobre ela própria, desvenda a própria ambiguidade do género diário e desafia fronteiras conhecidas ao assumir a dissolução dos géneros e a crise das formas na literatura atual. Através do lúdico, do surreal e do fantástico e também de um narrador instável inominado, este texto nega o traço individualizante próprio da escrita diarística, assim alargando as possibilidades impostas pelas convenções e iludindo o controlo da interpretação. Teolinda Gersão, tal como Gide, prefere a incoerência à ordem que deforma. Pelo seu caráter experimental e contestatário, este texto é um desafio para o leitor.
- Recensão crítica: O Leitor HedonistaPublication . Sequeira, Rosa MariaEsta recensão incide num conjunto de ensaios sobre o tema da guerra colonial. Na I Parte o autor segue as linhas do romance contemporâneo a partir de nomes de valor desigual como António Lobo Antunes, Clara Pinto Correia, Domingos Lobo, Helder Macedo, Helia Correia e Joana Ruas entre outros. A II Parte é constituída por reflexões metateóricas, nas quais as referências à bibliografia alemã são comuns e desempenham um papel fundamental.
- Compacto Almeida FariaPublication . Sequeira, Rosa MariaVídeo que apresenta uma seleção feita a partir de uma série de cinco programas com o escritor Almeida Faria para o programa "Entre Nós" da Universidade Aberta durante o ano de 2008. O programa, em formato de entrevista ao autor, conduzida por Rosa Maria Sequeira, contém depoimentos de Lídia Jorge, Carlos Reis, Eduardo Lourenço, Jorge Silva Melo, Jorge Braga, Anamaria Filisola, Marcelo Sacco e Beatriz Batarda.
- A metamorfose dos mitos n' O conquistador (1990) de Almeida FariaPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo analisa o romance de Almida Faria, O conquistador, que funde num só, o mito europeu de Don Juan e o sebastianismo, mito português de relevância na cultura portuguesa.