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- Intervenção social e deficiênciaPublication . Louro, Cristina; Gronita, JoaquimA elevada dispersão de conhecimentos sobre intervenção social e deficiência e a diversidade de disciplinas e especialidades que concorrem para a compreensão holística das problemáticas vivenciadas pelas pessoas com deficiência e para consubstanciar a intervenção casuística e/ou social adequada, justificam a sistematização de saberes consubstanciada neste texto. A publicação é composta por catorze capítulos, agrupados em duas partes. Na primeira parte, procede-se ao enquadramento histórico, concetual, social e cultural da deficiência e na segunda analisam-se sistemas e práticas de intervenção. Assim, esta obra examina fatores sociais, culturais e económicos que conduzem à construção social da deficiência. Proporciona o domínio das convenções internacionais, recomendações e instrumentos internacionais sobre deficiência, das políticas internacionais sobre a matéria, com especial incidência nas de âmbito europeu e das políticas sociais portuguesas para as pessoas com deficiência. Proporciona também conhecimentos teóricos e metodológicos da intervenção social inerentes às respostas sociais destinadas a estas pessoas, evidenciando as perspetivas inclusiva e preventiva e o ciclo de vida humano. Contribui para a habilitação e para o desenvolvimento da atividade profissional e científica neste domínio, capacitando os profissionais para a participação ativa na definição de políticas e estratégias, para a planificação e para a intervenção em domínios, tais como a vida independente, o diagnóstico e cuidados de saúde, intervenção precoce a infância, educação e inclusão, integração profissional, o lazer e o desporto, acessibilidades e produtos de apoio, políticas, respostas sociais e intervenção social na deficiência, dando relevância ao trabalho em equipa e, por fim, a análise e operacionalização das políticas públicas de acordo com os seus desafios, na atualidade e numa perspetiva futura.
- Intervenção precoce na infânciaPublication . Gronita, JoaquimDepois de uma breve introdução, são apresentados os conceitos de intervenção precoce na infância, procede-se a um enquadramento teórico e perspetiva-se um enquadramento evolutivo das práticas nacionais e internacionais. Por fim, analisam-se as práticas e recomendações inerentes às práticas profissionais de qualidade e, em termos organizacionais, inerentes às respostas sociais implementadas.
- O impacto da deficiência na dinâmica da famíliaPublication . Gronita, JoaquimApresentamos uma análise teórico-conceptual e empírica sobre o impacto da deficiência na dinâmica da família. Este impacto inicia-se no(s) ato(s) de fala entre profissionais e família, inerente(s) ao anúncio da deficiência e/ou na tomada de consciência da problemática, por parte dos membros da família. Estes processos comunicacionais contribuem para construção social da deficiência e para a percepção/apropriação da problemática, influenciando as estratégias de coping individuais e a dinâmica da família. Particulariza-se a vivência subjetiva dos pais de crianças com deficiência, aquando do anúncio da problemática, o que se traduz num impacto emocional acentuado e em dificuldades em lidar com a situação. Estes factos e mudanças inesperadas, constituem uma crise acidental do ciclo de vida da família. A maneira como, e se, esta crise é ultrapassada, associa-se a um processo de adaptação individual e sistémico, numa interação e dinâmica familiar significativas. Este processo de adaptação poderá ser mais ou menos longo, conforme as características da pessoa com deficiência, as caraterísticas individuais e do sistema familiar, como um todo, e os recursos internos e externos que o mesmo dispõe. Estes mesmos fatores, encontram-se relacionados com a maneira como as famílias lidam com a deficiência ao longo do seu ciclo de vida, uma vez que se repercutem nas estratégias de coping que desenvolvem. Sendo possível os profissionais contribuírem para a melhoraria dos processos comunicacionais com as famílias, a melhoria dos recursos das famílias, a diminuição dos seus níveis de stresse e desenvolvimento de estratégias de coping eficazes, urge a formação e o desenvolvimento de competências profissionais neste âmbito.