Loading...
113 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 113
- Introdução à programação: apresentação da unidade curricularPublication . Coelho, JoséIntroduz-se a unidade curricular de Introdução à Programação da Universidade Aberta. Mostra-se uma visão geral da matéria com a informação da ficha da unidade curricular pública. Aborda-se a metodologia de estudo proposta, e descreve-se como é realizada a avaliação. Detalha-se o plano de trabalho com todas as atividades previstas, e mostram-se os espaços online disponíveis. Termina-se com estatísticas da atividade letiva e resultados dos anos letivos anteriores.
- Arquitetura de Computadores. Capítulo 6 - Interligação de registos e memóriasPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaVamos explorar os diferentes modos de conectar registos e memórias, para que possamos escolher facilmente qual registo ou endereço de memória queremos ler ou escrever. Veremos como usar multiplexadores e um barramento único para fazer essas conexões, e como construir um banco de registos. Também veremos como organizar uma grande quantidade de memória de forma eficiente.
- Implementação de ferramentas específicas ao Modelo Pedagógico da UAb na Plataforma MoodlePublication . Coelho, José; Rocio, VitorMostra-se como foi testada e adaptada a plataforma de e-learning Moodle na Universidade Aberta, de forma a por um lado suportar um elevado fluxo de estudantes, e por outro lado a implementar o Modelo Pedagógico da universidade aberta. A plataforma não ficou um sistema isolado, foi desenvolvida uma integração com o portal académico, outro sistema essencial ao funcionamento da universidade, facilitando o trabalho de docentes e funcionários que teriam de outra forma uma sobrecarga de tarefas que poderia comprometer o sucesso do modelo pedagógico. A comunidade Moodle não ficou sem contribuições nossas. Dois blocos de utilidade geral foram desenvolvidos em software aberto e disponibilizados no site oficial do Moodle. Explica-se primeiramente de que forma implementámos no Moodle o nosso Modelo Pedagógico, de forma simples e eficiente, resultando em mais de uma centena de docentes o tenha aplicado sem problemas. Segue-se a apresentação de um estudo de performance que fizemos à plataforma de forma a assegurar que esta tinha capacidade de resposta para o número de estudantes e nível de utilização que necessitamos. Como resultado, poucas foram as alturas em que docentes e estudantes deram pela plataforma, tendo estado em baixo apenas 2 vezes em todo o ano. Passamos de seguida a descrever a integração entre o Moodle e o Portal Académico, em que minimizamos as complicações e não necessitámos de alterar qualquer uma das aplicações. Esta integração não compromete qualquer das aplicações em futuros upgrades. Terminamos a apresentação com a descrição das duas ferramentas desenvolvidas em software aberto para a comunidade Moodle, uma de carácter mais visivel, informando "on-the-fly" o nível de utilização da plataforma, e outra de interesse para administradores, de forma a serem detectadas possíveis situações anómalas, antes que dêm problemas.
- Arquitetura de Computadores. Capítulo 5 - Circuitos aritméticos: inteirosPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaNeste vídeo, estudaremos os princípios básicos da aritmética binária, que é a base para o processamento de dados em computadores digitais. Começaremos com os circuitos que realizam as operações de soma e subtração, usando números positivos e negativos representados em complemento de dois. Em seguida, veremos como construir circuitos que fazem as operações de multiplicação e divisão, que são mais complicadas e exigem mais recursos.
- Introdução à programação: ficheirosPublication . Coelho, JoséIntroduz-se o redireccionamento da entrada/saída de dados de um programa, da consola para um ficheiro ou outro programa. Mostra-se como ler e gravar ficheiros em modo de texto e em modo binário, na linguagem C. Termina-se com alguns erros de qualidade de código.
- Comparative analysis on approximation algorithms for the resource constrained project scheduling problemPublication . Coelho, José; Valadares, Luis TavaresIn Resource Constrained Project Scheduling Problem (RCPSP) exact algorithms can only solve small instances, and several approximation algorithms have been proposed that can solve large instances with a quasi-optimal solution. So far there is no comparative analysis of several algorithms running on the same machine, with equal time limit and large instances; this is our main goal. A new performance indicator is proposed that is not affected by the presence of simple problems in the instance set. The instance set was built by assembling the main sets in the literature and also JobShop and FlowShop instances transformed to RCPSP. In this work 30 meta-heuristics were implemented, obtaining a total of 159.364.665 solutions evaluated of RCPSP.
- Iniciação à internetPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaA Iniciação à Internet é um texto introdutório destinado a quem se inicie no mundo da Internet. O objectivo do texto é que o leitor consiga navegar na Internet, encontrar a informação que pretende através das diversas formas disponíveis, e consiga construir conteúdo, publicá-lo e publicitá-lo, utilizando para tal os conhecimentos mínimos e rápidos. Não é dado ênfase a sites concretos, muito embora sejam sempre referenciados sites para as funcionalidades introduzidas.
- Estudo de soluções de comunicação síncronaPublication . Coelho, José; Cavique, Luís; Shirley, PauloRelatório em que são avaliadas as diversas soluções de comunicação síncrona, no contexto da sua utilização na Universidade Aberta, com pólos em Lisboa, Porto e Coimbra e cerca de 14 Centros Locais de Aprendizagem (CLAs).
- Raciocínio e Representação do Conhecimento: 5A – AprendizagemPublication . Carvalho, Gracinda; Coelho, JoséApresentamos uma introdução à aprendizagem, e o método das árvores de decisão. Abordamos a forma como avaliar a aprendizagem.
- Interchanging knowledge and experiments in a learning community in a view of collaborative workPublication . Amador, Filomena; Valadares, Jorge; Coelho, José; Rocio, Vitor; Caetano, Fernando J. P.; Gaspar, Cândido Dias; Ribeiro, Carlos; Remédios, Jaime; Costa, Fernando Pestana daIn this work we describe and analyze an experiment based in a programme of permanent seminars – e-DCET organized with the objective of developing practices of collaborative work inside the Departamento de Ciências Exactas e Tecnológicas (Universidade Aberta - Portugal), valuing the active sharing of pedagogic practices and knowledge at a variety of levels. Various themes were discussed and analyzed, among them we highlighted some experiences of online teaching in formal and non-formal contexts, user management in Moodle LMS, news from international e-learning meetings, visual representations and teaching chemistry online, pseudo-code as a communication language using Notetab and interactive materials in teaching mathematics.