Loading...
15 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 15
- ¿Sentirse como en casa? Representationes de la inmigración en la literatura infantil portuguesaPublication . Bastos, Glória; Tomé, Maria da ConceiçãoPortugal se convirtió, de una manera particular desde finales del siglo XX, en el destino de flujos migratorios diversos, transformándose definitivamente la sociedad portuguesa en una comunidad plural. De hecho, en todas las esferas de la sociedad, se encuentra la presencia significativa de inmigrantes de otras razas, culturas y religiones. Sin embargo, la integración de los inmigrantes no siempre es la mejor, registrándose situaciones de racismo y xenofobia. La construcción de una ciudadanía global pasa, sin duda, por la formación de los más jóvenes hacia el respeto, la aceptación y acogida del Otro (extranjero) y su diferencia. En este contexto, la literatura infantil es, por un lado, un lugar privilegiado de encuentro de los más jóvenes con la diversidad cultural, la alteridad y la diferencia, apoyando el desarrollo de las competencias interculturales y, por otro lado, puede ser una especie de refugio para los niños inmigrantes que pueden encontrar en estos libros no solo representaciones de sus experiencias personales, sino también de su cultura. En esta comunicación se analizan las representaciones de los niños inmigrantes en una serie de producciones literarias infantiles portuguesas del nuevo milenio. En este sentido se analizan las imágenes teniendo en cuenta el lenguaje y sus vínculos con las relaciones sociales y de poder construidas en los textos; también se relacionan esas representaciones con los cambios sociales y culturales verificados en la sociedad portuguesa, ya que la literatura para niños está insertada en el contexto social; se comentaran las posiciones y las identificaciones que ofrecen estos textos literarios a su destinatario preferencial y su contribución para la toma de conciencia y conocimiento social del Otro (extranjero), facilitando el diálogo intercultural.
- Leitura(s) na adolescência e a formação do leitor literário : missão (quase) impossível?Publication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, GlóriaAs vantagens da leitura na adolescência são apontadas por diversos investigadores e situam-se em vários níveis, nomeadamente no campo da competência literária e a nível psicológico,entre outros. No entanto, frequentemente, os anos da adolescência são aqueles em que uma parte significativa dos sujeitos se afasta dos hábitos leitores adquiridos na infância ou em que os adolescentes sem grandes hábitos de leitura ou com dificuldades a este nível dificilmente estreitam a sua relação com os livros. A adolescência é, pois, associada a um "tempo de crise" nesta questão particular da leitura, sobretudo da leitura literária. Partindo do atual contexto português, do diagnóstico realizado aos hábitos de leitura dos adolescentes e às suas competências leitoras, pretende-se nesta comunicação analisar as características das produções literárias que encontram maior adesão junto dos adolescentes.Visa-se, ainda, traçar um esboço do leitor modelo que solicitam esses textos e analisar a sua contribuição para a formação de um leitor literário.
- Encontrar o outro nos livros : a literatura juvenil ao serviço da construção de uma cidadania globalPublication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, GlóriaA questão do Outro, na actual sociedade global, reveste-se de grande importância, tendo em conta as grandes transformações ocorridas nas últimas décadas. A construção de uma cidadania global passa incontestavelmente pela formação dos mais jovens para o respeito e aceitação do Outro e da sua diferença. Neste contexto, a literatura juvenil é um espaço privilegiado de encontro dos jovens com a diversidade cultural, com a alteridade e a diferença, apoiando o desenvolvimento de competências interculturais. Pretende-se neste texto analisar a importância da literatura juvenil para a formação da cidadania global dos leitores (pré)adolescentes, pelo encontro que possibilita com imagens sociais e culturais do Outro.
- Rostos de narciso? : representações da homossexualidade na literatura infantojuvenil portuguesaPublication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória
- Cruzar olhares para ver o mundo : a literatura infanto-juvenil e o diálogo interculturalPublication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória
- Women between mirrors : the female body and sexuality in portuguese literature for young adultsPublication . Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição
- A herança dos irmãos Grimm na literatura juvenil contemporânea : a "chick-lit" e as princesas do novo milénioPublication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, GlóriaNo final do século XX e primeira década do XXI, surgiram em Portugal coleções e títulos dirigidos de forma particular às adolescentes, inseridos na tendência literária designada por “chick lit”. Neste artigo, pretende-se analisar de que forma estas narrativas, à semelhança dos contos de fadas, contribuem para a inculcação de valores patriarcais e para a formatação das atitudes das adolescentes em relação a si próprias, aos elementos do sexo oposto e ao casamento. Tendo como corpus um conjunto de narrativas juvenis de autores portugueses inseridas nesta tendência literária e publicadas entre 1995 e 2010, procedeu-se à sua análise no contexto abrangente das relações que estabelecem com as normas sociais. O nosso estudo centrou-se nas personagens femininas, de forma particular no seu discurso e no seu perfil ideológico-cultural, bem como nas relações de género. Verificou-se que a globalidade destes livros perpetuam estereótipos relacionados com a imagem e a submissão feminina, veiculando, à semelhanças dos contos dos irmãos Grimm, valores da ideologia patriarcal.
- “Mirror, Mirror on the wall / Who is the freest of them all?”: portrayals of princesses in Grimms’ fairy tales and contemporary children’s literaturePublication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, GlóriaThe Brothers Grimms’ Kinder-und Hausmärchen seems to have promoted patriarchal bourgeois values as part of the socialization process in the nineteenth century, modelling children’s gender identity and behaviour over time. Taking into account, under the hegemonic representations of gender, that female identity becomes associated with a set of values and behaviours, this article presents an analysis of some portrayals of princesses in contemporary children’s literature published in Portugal, by relating those portrayals with two well-known Grimms’ fairy tales: “Little Snow-White” and “Little Briar-Rose”. Our aim is to find out in what ways those images of princesses of the twenty-first century are substantially different from those conveyed by Grimms’ fairy tales, analysing their emancipatory potential. Finally, we wish to apprehend which ideologies underpin those portrayals and to verify if they effectively lead to a new world vision by depicting women as real free human beings.
- Entre a ordem e o caos... Representações da família na literatura juvenil portuguesa contemporâneaPublication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, GlóriaA família, estrutura basilar da organização social, surge, de forma particular, nas narrativas de potencial recepção juvenil, como um tema relevante. Tendo como corpus um conjunto de narrativas juvenis de recorte realista, de autores portugueses, publicadas entre 1995 e 2010, pretende-se, neste estudo, analisar os modelos familiares difundidos por estas obras literárias e verificar de que forma os mesmos reflectem as mudanças sociais das últimas décadas. Por outro lado, tendo em consideração que a globalidade destas narrativas apresenta protagonistas adolescentes, pretende-se examinar os laços criados entre estas personagens e os seus progenitores, as imagens parentais veiculadas bem como os conflitos familiares mais recorrentemente expostos.
- Immigrants and immigration in portuguese children’s literaturePublication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, GlóriaThe aim of this paper is to reflect on the existence and relevance of the theme of migrations in contemporary Portuguese children's literature and to analyze the representations of immigrants and their cultures in those productions. We also question the way those portrayals may contribute to children's global citizenship, to cultural exchanges and to a world without boundaries.