Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovaçãoPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Fombona, Javier; Moreira, J. António; Behar, Patricia AlejandraEbook com os artigos completos das I jornadas Internacionais Online realizadas em 2014
- Atas : I Jornadas Internacionais Online : educação, tecnologias e inovaçãoPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Behar, Patricia AlejandraAs Atas das Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação tem como objetivo dar a conhecer os resumos das comunicações apresentadas nas Jornadas. Esse encontro científico online organizado pelo Projeto (Processos de Educação Tecnologias e Inovação) PETI teve a colaboração do Laboratório de Educação a Distância e Elearning e do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. As jornadas tiveram lugar na Plataforma Moodle da Universidade Aberta nos dias 5 a 10 de maio de 2014. Essa publicação foi pensada em formato web de forma a proporcionar uma maior visibilidade e acessibilidade aos conteúdos científicos abordados pelos participantes das jornadas, oriundos de vários países tanto europeus como americanos. As comunicações das jornadas foram realizadas em dois idiomas o português e o castelhano e são oriundas das investigações de mestrados e doutoramentos já finalizados. Tanto em Portugal na Universidade Aberta como em Espanha Na Universidade de Oviedo e na Universidad Nacional de Educación a Distancia.
- Diálogos a partir de dinâmicas de formaçãoPublication . Neves, Claudia; Gomes, Elisabete X.Este foi o ponto de partida do consenso entre nós que se desenvolve num diálogo a duas vozes e que sintetiza algumas reflexões. Foi-nos pedido, enquanto doutorandas que participaram nas sessões dos seminários de investigação, que desenvolvêssemos uma reflexão sobre as questões centrais e os questionamentos que nos marcaram nestes espaços de diálogo científico. A multi-referencialidade da educação, da investigação em educação e da formação dos investigadores, clarificada por Alves e Azevedo na introdução deste livro concretizou-se também pela polifonia que foi sempre promovida e de que o nosso texto pretende fazer eco. É neste registo que aqui apresentamos algumas das principais tensões e reflexões que nos foram acompanhando, ao mesmo tempo que tentamos interpelar os contributos dos autores deste livro, também eles participantes nestas experiências.
- Contributos para a definição de um contexto para o uso da abordagem da complexidade em estudos sobre administração e gestão educacionalPublication . Neves, ClaudiaO impulso para escrever este artigo tem uma natureza diversa. Por um lado, o convite para revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio quase 12 anos depois da sua ausência física, com quem tive o enorme prazer de trabalhar e foi quem me impulsionou para pensar e refletir sobre a temática da complexidade. Por outro lado, a possibilidade de voltar a reler e analisar o trabalho de Teresa Ambrósio, o seu legado, representa um misto de saudade, memória e privilégio que faço questão de perpetuar. Junta-se a esta receita a oportunidade de poder voltar a refletir sobre a abordagem complexidade, uma das áreas às quais Teresa Ambrósio dedicou parte da sua investigação e reflexão e que pude acompanhar de forma próxima, contagiando-me e entusiasmando-me ao longo destes mais de dez anos que passaram. Finalmente, junta-se um último elemento que se prende com o facto de estar a coordenar um mestrado em Administração e Gestão Educacional e ter tido, recentemente, a oportunidade de presidir a um júri de provas públicas de um estudante que apresentou um trabalho de dissertação sobre complexidade, liderança e administração e gestão educacional o que me proporcionou momentos de grande satisfação que estimularam memórias e reflexões que neste artigo pretendo aprofundar.