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- Corporate social responsabilityPublication . Jacquinet, Marc; Nobre, Ângela Lacerda; Duarte, Rogério; Pimentel, Fernando; Silva, MariaThe context of the digital economy and of the value systems that are prevalent in contemporary societies imply that Corporate Social Responsibility (CSR) is at the core of business strategies, either as a genuine and results-seeking attitude or else as a reductive communication and marketing approach to the market. CSR functions as the other side of the coin of Quality Systems, as both share the same basic philosophy and working paradigm.
- Business intelligence and of transformational leadershipPublication . Nobre, Ângela Lacerda; Duarte, Rogério; Jacquinet, Marc; Pimentel, Fernando; Silva, MariaThe evolution of the twenty-first century has witnessed the raise of management sciences and the sophistication of its tools and methodologies. A critical part of such evolution has been the development of computing science technologies. Under this setting, Quality Management Systems have developed as a fundamental bridge between information systems and the strategic and operational sides of both businesses and of public institutions. The strategic power of information management has been configured as the field of Business Intelligence, which captures the dynamic circuits of business process modelling and of the decision-making flows.
- Qualidade em tempos de crisePublication . Duarte, Rogério; Nobre, Ângela Lacerda; Fernando, Pimentel; Jacquinet, Marc; Silva, MariaA crise financeira que iniciou em 2008 fez surgir uma vaga de protestos contra a falta de transparência, de accountability e de responsabilidade tanto de instituições privadas como públicas. Naturalmente, destes protestos resultou o recrudescimento da ação reguladora e de controlo por via legislativa e resultou também um maior interesse académico sobre temas de ética corporativa. Os Sistemas de Gestão da Qualidade podem desempenhar um papel importantíssimo na promoção de novas abordagens e formas de pensar a ética que, por aplicação exclusiva de pressões externas (e.g., legislação), muito dificilmente se materializarão. Com efeito, os Sistemas de Gestão da Qualidade estão intrinsecamente ligados aos centros de decisão de empresas e instituições públicas num abraço que permite, por um lado, aceder a informação “sensível” e, por outro, intervir de forma orgânica. O presente artigo defende que a intensificação do uso da abordagem fenomenológica para o estudo do comportamento corporativo contribui para desmascarar comportamento perversos, mais comuns em tempos de crise. Defende que a abordagem fenomenológica ajusta-se perfeitamente aos Sistemas de Gestão da Qualidade e, por isso, deveria ser mais usada. É este o posicionamento teórico da presente comunicação, que exemplifica com transcrições de casos reais do setor da construção paradoxos e incentivos perversos ocorridos em tempos de crise.