Sociologia da Comunicação
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- A decisão editorial em televisão : o caso do telejornal da RTPPublication . Cruz, Carla Isabel Simões dos Santos; Amaro, Fausto; Carmo, HermanoApesar da evolução dos media digitais possibilitar uma partilha de informação mais personalizada, são as Televisões, sobretudo as generalistas, que continuam a deter a primazia na busca de informação de actualidade por parte dos grandes públicos (Buckley, 2008; Colvin, 2007). A informação televisiva antes de se tornar pública, passa por várias fases de concepção (newsmaking) – procura, selecção, redacção e tratamento final – cada uma delas passível de possibilitar contornos simbólicos ao produto noticioso, entendido quer na sua porção mínima – unidade jornalística (notícia) – quer no seu formato global – o jornal. Esta dissertação de Doutoramento centra-se essencialmente na fase da selecção, onde se integra o processo de gatekeeping, um fenómeno de filtragem controlado por sistemas objectivados de regras ou por gatekeepers – neste último caso, há um indivíduo, ou um grupo, que tem o «poder de decidir se deixa passar a informação ou se a bloqueia» (Lewin, 1947:145). Contudo, e porque o processo de decisão editorial é muito mais do que selecionar os itens noticiosos que entram ou são eliminados do processo, analisámos toda a noticiabilidade tornada pública, quer a nível dos conteúdos, como dos aspectos formais que também contribuem para a valoração da informação emitida. Assim, levantámos a nossa questão de pesquisa: “Como é que os editores do Telejornal da RTP percepcionam os constrangimentos valorativos inerentes ao processo de selecção que fazem da factualidade e de que forma são utilizados na construção dos alinhamentos noticiosos?” Para o efeito, adoptámos a observação participante naturalística da tomada de decisão editorial do Telejornal, apoiada por entrevistas etnográficas aos decisores e aos jornalistas e ainda entrevistas semi-estruturadas, apenas aos decisores. Procedemos também à análise de conteúdo do total de notícias (1744) de 62 jornais, emitidos de Segunda a Sexta-feira, entre Janeiro e Março de 2009. Para o efeito, criámos um conjunto de categorias de registo e de unidades de análise para avaliar o ‘sentido’ da informação transmitida. Em termos conclusivos, deparámo-nos com vários factores que exercem ‘forças’ positivas (oportunidades) e/ou negativas (constrangimentos) no processo de decisão noticioso. Este processo está longe de ser linear, e conta eminentemente com influências do sistema social, e da organização. Com esta investigação demonstrámos a pertinência das teorias integracionistas do gatekeeping, que não isolam um único factor de influência, num processo dinâmico como é a tomada de decisão editorial.
- (Re)ações de comunicação : um estudo sobre comunicação de crise em organizações públicas e privadas portuguesasPublication . Matias, Ana Mafalda dos Santos Portas; Rodrigues, Donizete AparecidoEm Portugal, atualmente, assiste-se a uma crescente preocupação com a imagem corporativa e suas teorizações. Na última década, editaram-se diversos livros especializados sobre a matéria, com contributos conceptuais e práticos de grande pertinência, que auguram importância crescente a esta área de atividade, em torno da qual se estrutura grande parte do sucesso das organizações modernas. Todavia, o mesmo não se verifica com as crises organizacionais, acontecimentos circunstanciais e extraordinários que, ao que parece, ainda não preocupam suficientemente – exceto em setores de alto risco – os administradores e gestores portugueses. De facto, as instituições reservam o termo “crise” para acontecimentos particularmente graves e com grande visibilidade exterior. Neste ponto específico, é de salientar a influência dos meios de comunicação social, que frequentemente contribuem para amplificar acontecimentos que, na sua essência, não seriam realmente críticos. Daí a necessidade crescente de tratar as crises organizacionais no âmbito da comunicação corporativa, pela notável influência que podem ter na imagem percebida da organização em causa. Não obstante, o certo é que pouco se tem documentado, à escala nacional, sobre gestão da comunicação de crise. Procuramos, pois, com este trabalho, analisar questões relacionadas com a comunicação das organizações, visando conhecer com maior detalhe as estratégias comunicacionais utilizadas por organizações dos setores público e privado em Portugal em momentos de crise, nomeadamente no que diz respeito à informação disponível nas suas páginas web e à comunicação com os média. Foi ainda nossa preocupação compreender se as organizações de caráter privado e de caráter público apresentam, na forma como comunicam nestes momentos, algum tipo de similitudes e/ou dissemelhanças. O trabalho é alicerçado numa metodologia de investigação de natureza qualitativa, consubstanciando-se a componente prática do mesmo num estudo exploratório – e concretamente um estudo de caso – no ámbito do qual recorremos à técnica de análise de conteúdo como ferramenta metodológica para fazer a descrição e a análise dos dados. A estrutura da tese denuncia a clara intenção de partir do geral para o particular: antes de alcançarmos o objeto central da investigação, procedemos à sistematização das principais perspetivas sociológicas sobre as organizações desde o início do século XX e do papel das mesmas na sociedade pós-industrial. Só depois iniciámos um estudo aturado sobre as Relações Públicas na Comunicação Institucional, no âmbito do qual foi possível descrever e sistematizar o contributo das Relações Públicas para a prossecução dos objetivos gerais da instituição. Seguimos com uma apresentação das principais dicotomias e particularidades das organizações públicas e privadas em Portugal, ao que se seguem as conceptualizações sobre Crises Organizacionais e o capítulo sobre Comunicação de Crise; aqui, abordamos a temática da comunicação de crise sob as perspetivas preventiva e reativa e a comunicação interna nestes momentos, bem como a gestão do pós-crise, digna de relevo na medida em que pode configurar oportunidades. A etapa pós-traumática é essencial no futuro das organizações, representando o momento em que se devem tomar decisões corretivas, extraindo ensinamentos do ocorrido e devolvendo confiança aos públicos internos e externos. No términus do trabalho apresentamos os resultados do estudo de caso levado a cabo, que sustentam conclusões pertinentes: na última década, as possibilidades oferecidas pela web 2.0. modificaram todas as facetas da existência humana, e o jornalismo e a comunicação organizacional não foram exceção. Perante esta realidade, as organizações deveriam compreender o impacto que as novas tecnologias podem ter em momentos de tensão, e já deveriam ter transformado os seus tipos de resposta padrão de há uma década num diálogo online. No entanto, a realidade mostra-nos uma insuficiente e redutora utilização dos meios e suportes de comunicação disponíveis para garantir rapidez e transparência na relação com os seus stakeholders em momentos de crise.
- Mass media e imagem corporal : representações e impactos da publicidade da imprensa feminina na imagem corporal das adolescentesPublication . Cunha, Maria João Fonseca Leitão; Costa, Hélder Santos; Amaro, FaustoOs meios de comunicação de massas, enquanto agentes de socialização, destacam a importância do visual, da aparência física e exibem um tipo de corpo magro que é publicitado e que surge como um ideal. Nos últimos anos, a influência dos mass media na imagem corporal tem sido considerada relevante, devido ao crescente desenvolvimento de perturbações alimentares e tem deste modo merecido a atenção de vários estudiosos da comunicação de massas, do corpo, da imagem corporal e das perturbações alimentares. No entanto, o tipo de influência exercida não é consensual. Nesta dissertação propomo-nos pois estudar a influência da publicidade das revistas femininas na imagem corporal das adolescentes. Esta relação complexa é entendida a dois níveis: o dos impactos na audiência, especificamente na auto-avaliação e nos investimentos que fazem na sua imagem; e a nível das representações de corpo feminino na publicidade, para tentar compreender qual o tipo de corpo representado e quais os valores que estão associados. Para o efeito utilizámos um conjunto de várias teorias e uma metodologia ‘mista’: quantitativa e qualitativa. Para estudar os impactos nas audiências aplicámos um inquérito por questionário às adolescentes que frequentam as escolas secundárias públicas do concelho de Sintra; já para estudar as representações de corpo na publicidade, recorremos a análise de conteúdo e semiológica. As principais conclusões deste estudo apontam para a homogeneidade e padronização de um tipo de corpo magro representado na publicidade das revistas femininas, associado a traços positivamente valorizados. Por sua vez, designadamente através de mecanismos de comparação social associados ao consumo das revistas, concluímos que as adolescentes sofrem impactos ao nível da auto-avaliação e dos comportamentos de perda de peso que desenvolvem. Mostramos um papel contingencial mas fundamental do meio de comunicação de massas estudado, num modelo de análise que propomos e que combina aspectos de várias teorias.