Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC by Subject "Aprendizagem"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Estruturação do conhecimento através do hipertexto: uma aplicação ao ensino da geologiaPublication . Bolacha, Edite Paula Silva; Amador, FilomenaTecnologias da Informação e da Comunicação como a televisão, a Internet, o correio electrónico, aumentam diariamente a quantidade de informação que atinge o cidadão europeu. Mais do que nunca, torna-se hoje importante, distinguir o essencial do que é dispensável aprender em cada momento. E para que esta tarefa seja facilitada é necessário organizara informação, de modo que, os nossos alunos através das novas tecnologias, e usufruindo dos seus benefícios, aprendam significativamente. Teorias da aprendizagem como a da aprendizagem significativa de Ausubel ou a da flexibilidade cognitiva de Spiro, revelam preocupação quanto à organização dos conhecimentos na mente humana e à melhor forma de organizar a informação para que seja apreendida. Assumindo como pressupostos teóricos principais, aspectos das duas teorias supracitadas, e utilizando conceitos/conteúdos do programa de Biologia e Geologia do décimo ano de escolaridade, proposto em Maio de 2000 no âmbito da revisão curricular em curso no nosso país, construímos dois documentos hipertextuais com estruturas distintas: hierárquica e em rede. O estudo que consistiu na exploração, dos dois documentos, por alunos de uma escola da região de Lisboa, assumiu um carácter exploratório e teve por principal finalidade, a formulação de hipóteses que relacionam o tipo de organização hipertextual com o tipo de raciocínios e aprendizagens daí resultantes, susceptíveis de aplicação em futuros estudos. Os resultados sugerem que o documento hierárquico facilitou os raciocínios do tipo descritivo/classificativo dos alunos que o exploraram, enquanto que o documento em rede terá facilitado os raciocínios do tipo interpretativo/explicativo.
- A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aulaPublication . Soares, Natacha Maria Godinho; Valadares, JorgeO principal objectivo deste estudo é a importância da influência da linguagem oral usada na sala de aula sobre a aprendizagem significativa no âmbito do ensino da Matemática. Para tal, definiram-se como principais questões desta investigação: Qual é o papel atribuído pelos professores de Matemática à linguagem oral na aprendizagem? Quais são as perspectivas dos professores de Matemática sobre a influência das suas práticas discursivas orais na aprendizagem significativa? A fim de fundamentar solidamente este estudo, realizou-se uma revisão de literatura da qual resultou a escolha da teoria construtivista trivial e humana de Novak para a base do estudo. De acordo com a teoria referida considerou-se o conceito de aprendizagem significativa. Do ponto de vista da metodologia, o estudo realizado insere-se numa perspectiva qualitativa de investigação, na vertente de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação de um conjunto de aulas e, também, através da realização de um questionário. Deste estudo resultaram as seguintes conclusões: A linguagem oral é um forte aliado do professor para a facilitação/gestão da aprendizagem dos alunos; A linguagem oral pode potenciar as condições para a aprendizagem significativa das Matemática
- A literatura para crianças, meio de potenciar aprendizagens em matemáticaPublication . Rodrigues, Ana Paula Alves; Reis, Raquel
- Uma oficina de formação de aprendizagem cooperativa : aspectos da leccionação da matemáticaPublication . Serra, Ana Paula Lopes Bernardo Nunes; Grave-Resendes, Lídia; Reis, RaquelEste estudo de caso analisou as opiniões que as professoras, que leccionavam Matemática e que frequentaram uma Oficina de Formação que decorreu no ano lectivo de 2004/2005 no Colégio de Santa Clara, apresentaram acerca da temática da Aprendizagem Cooperativa. O objectivo principal da investigação foi o de lançar alguma luz sobre a experiência e os processos de aprendizagem que um grupo de professoras que leccionava Matemática, inserido num grupo alargado de outras disciplinas, efectuou numa Oficina de Formação sobre a temática da Aprendizagem Cooperativa. Para aprofundar e contextualizar a problemática em análise, definimos quatro temas de investigação: (1) Em que medida consideraram, os citados professores, pertinente esta Oficina de Formação para planificar e desenvolver aulas utilizando a Aprendizagem Cooperativa; (2) Que dificuldades encontraram na implementação de dinâmicas de Aprendizagem Cooperativa; (3) Em que medida consideraram pertinente a Aprendizagem Cooperativa na promoção da aprendizagem da Matemática; (4) Em que medida esta Oficina de Formação contribuiu para a sua actualização profissional. Privilegiou-se, ao longo do estudo, uma lógica de compreensão dos processos de aprendizagem perspectivadas pelas próprias professoras, pelo que em termos de colheita de informação se optou pela realização de entrevistas semi-estruturadas às professoras que leccionavam Matemática e que frequentaram a Oficina de Formação. Do cruzamento do enquadramento teórico com a análise de conteúdo efectuada aos dados, transparece, por parte das professoras participantes no estudo, que a oportunidade de frequentarem a Oficina de Formação valorizou o Colégio, a classe docente e ainda os alunos. Em relação ao colégio, as professoras defenderam que favoreceu a construção de uma visão partilhada da promoção de novas práticas de aprendizagem, e que pode fazer emergir uma nova cultura de aprendizagem. Em relação à classe docente, promoveu o trabalho inter-pares, e, consequentemente, a interdisciplinaridade nas actividades que desenvolveram. No que respeita aos alunos estes usufruíram de um clima de grande colaboração e estabelecimento de relações interpessoais
- O Pavilhão do Conhecimento : ciência viva como recurso educativoPublication . Carvalho, António Alexandre Ferreira de; Pereira, AldaO presente trabalho pretende traduzir um estudo empírico, relativo à importância dos museus de ciências como espaços de educação informal. O estudo teve como objecto a interacção de estudantes do 7º e 9º ano de escolaridade de uma escola da periferia de Lisboa com as exposições do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva1, nomeadamente sobre dois módulos experimentais da sala Exploratorium, designados de “Ilha de Luz" e “Sombras Coloridas". As conclusões retiradas da análise dos resultados obtidos é que a visita parece promover a mudança de atitudes para com a ciência, apenas não se registando resultados estatisticamente significativos na dimensão “Natureza Social da Ciência" para os alunos do 9º ano e na dimensão “Aprendizagem da Ciência" para os alunos do 7º ano. Quanto à aprendizagem conceptual que incidiu sobre os dois módulos da exposição atrás referidos, os resultados são bem demonstrativos da promoção de aprendizagens, observando-se resultados estatisticamente significativos para as duas amostras. Assim, e apesar das insuficiências já referidas, o estudo parece indiciar que o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva como espaço informal de aprendizagem reúne potencialidades que podem ser exploradas, sobretudo pelas escolas, para aumentar a aprendizagem e interesse pela ciência dos seus alunos
- A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª CicloPublication . Botas, Dilaila; Moreira, DarlindaEsta investigação tem como objectivo principal analisar a utilização dos materiais didácticos nas aulas de Matemática do 1ºciclo num Agrupamento de Escolas nos arredores de Lisboa, percebendo quais os materiais mais usados e a visão pedagógica subjacente à sua utilização. Depois de apresentar vários materiais didácticos, referindo a sua importância e as várias perspectivas e recomendações sobre o seu uso no ensino da Matemática ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico, e tendo em conta os objectivos do estudo, optou-se por um estudo de natureza quantitativa com características descritivas. Construiu-se um pré-questionário, que, depois de validado, deu origem ao questionário definitivo que foi aplicado a uma população de 53 professores do 1º ciclo que exerciam a sua actividade lectiva e não lectiva no Agrupamento. Este questionário recolheu a opinião dos professores sobre as seguintes questões: (1) O que pensam os professores da utilização dos materiais didácticos na aula de Matemática? (2) Está essa ideia relacionada com o que pensam sobre a Matemática? (3) Que materiais didácticos existem na Escola do Agrupamento? (4) Como é que esses materiais didácticos são utilizados na aula de Matemática? (5) Qual o material mais utilizado pelos professores na aula de Matemática? Por fim algumas questões focam-se no manual escolar. A análise dos resultados permite concluir que os professores do 1ºciclo, do Agrupamento onde decorreu o estudo, definem o material didáctico como sendo um objecto que visa a motivação do aluno, auxiliando-o na concretização e construção dos conceitos matemáticos. Consideram o material didáctico importantíssimo nas aulas de Matemática porque melhora a compreensão dos conteúdos e permite ao aluno construir o seu próprio conhecimento. Relativamente à ideia da Matemática, os professores inquiridos encaram-na como um conhecimento em construção, associada a métodos próprios de estudo, de pesquisa e de organização de informação que enriquecem a formação geral dos alunos. O manual escolar, o próprio corpo do aluno, as réguas e o ábaco são os materiais mais usados pelos professores nas aulas de Matemática, sendo a calculadora, as transparências e os pentaminós os menos usados. Relativamente ao modo como os materiais didácticos são usados na aula de Matemática, os professores afirmaram usá-los muitas vezes quer na resolução de problemas, quer na prática compreensiva de procedimentos. A selecção dos materiais a usar na aula é baseada nos seguintes critérios: conteúdo a trabalhar, características dos alunos, a existência do material em quantidade suficiente e saber explorar o material. No momento da planificação das aulas de Matemática, os professores destacaram o manual escolar como sendo o seu principal apoio. Para além de constituir, também, um instrumento de apoio ao aluno e um material útil para praticar e consolidar conteúdos. Em relação aos materiais existentes no Agrupamento, os professores assumiram ter conhecimento que materiais existem e onde se encontram guardados. Também consideram que os materiais estão adequados às exigências do currículo apesar de não existirem em quantidades suficientes de modo a fazer face às suas necessidades. Quanto à participação dos professores no processo de aquisição dos materiais didácticos, declararam serem apenas solicitados na escolha de manuais escolares e material estruturado. Na escolha dos manuais escolares consideraram a linguagem dos textos, o rigor científico e o tipo de actividades apresentados nestes como critérios determinantes.