Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by Subject "9º ano"
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- O álbum ilustrado e o público juvenil : entre as exigências do currículo e a promoção da literacia visualPublication . Brito, Isabel Maria Cardoso de; Bastos, GlóriaO volume de informação tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, exigindo dos cidadãos competências essenciais ao seu tratamento. Esta competência é, habitualmente, sintetizada no termo literacia e refere-se, de um modo geral, à capacidade de processamento da informação através da palavra, escrita ou oral. No entanto, o século XXI afirma-se, cada vez mais, através de outras formas de representação e expressão simbólica, designadamente aquelas que decorrem do contexto comunicacional do mundo contemporâneo, fortemente marcado pela proliferação da imagem. Assim, a capacidade de interpretar, conferir sentido e comunicar com imagens tornam a literacia visual uma componente educativa que deve ser reforçada em todos os níveis de ensino e à qual não pode ser alheia a biblioteca escolar, enquanto estrutura pedagógica de promoção de competências essenciais ao exercício de uma cidadania participada e de estratégias de ensino partilhado entre os docentes. Porém, as competências de literacia visual não podem ser treinadas em abstrato, pois a interpretação e a construção de sentidos varia de acordo com o contexto de produção e receção das imagens. Existem muitos estudos, maioritariamente orientados para a infância, que provam que as imagens presentes em álbuns ilustrados, onde o curto texto estabelece com elas uma relação de interdependência, têm a capacidade de mobilizar os alunos para a compreensão de temáticas e conceitos que, de outra forma, dificilmente seriam capazes de desconstruir. Este trabalho apresenta um estudo de caso com alunos do 9º ano, a partir de três álbuns ilustrados sobre o Holocausto, demonstrando que este tipo de obras, com um certo grau de sofisticação, se constitui como um recurso valioso para professores e professores bibliotecários que pretendam desenvolver nos alunos o pensamento crítico e uma aproximação positiva à leitura.