Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by Subject "5º ano"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ensino e aprendizagem da escrita com recursos digitais : a aula de língua portuguesa no 5º ano de escolaridadePublication . Fernandes, Maria Alexandra da Silva; Dias, Helena BárbaraO presente estudo, intitulado O ensino e aprendizagem da escrita com recursos digitais: A aula de língua portuguesa no 5º ano de escolaridade tem por objetivo geral analisar as implicações que os recursos digitais têm no ensino da escrita e na aprendizagem do Português, centrando-se no domínio da ortografia e do processo de revisão de texto, e no potencial contributo que as tecnologias podem disponibilizar neste sentido. Seus objetivos específicos são (i) observar as diferenças entre atividades de escrita que não utilizam recursos digitais com as atividades de escrita que utilizam esse recursos; (ii) analisar as potencialidades dos recursos digitais para a compreensão de regras linguísticas, no plano da representação gráfica das palavras; (iii) analisar as potencialidades dos recursos digitais para a concentração dos alunos e para a sua disponibilidade para a prendizagem; (iv) observar a utilidade de recursos digitais para a superação de dificuldades e (v) contribuir para práticas pedagógicas mais eficazes e dinâmicas. Para a realização desses objetivos, foi necessário aprofundar os estudos desenvolvidos sobre a competência da escrita (1), com destaque para a complexidade do processo de escrita e a dimensão ortográfica e investigar os estudos sobre (2) Aprender a ensinar com as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Neste âmbito, descrevem-se as orientações feitas pelo Programa Nacional de Português para o Ensino Básico (2009) e é dado especial relevo aos contributos do processador de texto, no processo de revisão de texto e correção do erro. Como resultado foi, então, possível conjugar uma situação pedagógica de ensino e aprendizagem da escrita nas aulas de Português, 5º ano de escolaridade, com as tecnologias de informação e comunicação, explorando-se as potencialidades do computador/processador na recursividade do processo de escrita, na revisão do texto já escrito pelo aluno, conduzindo-o a tomada de decisões e, consequentemente a um aprofundamento da atitude reflexiva face ao seu próprio texto.