LE@D | Mestrados
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Browsing LE@D | Mestrados by Subject "2nd and 3rd cycles of Portuguese Basic Education"
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- A Wikipédia como recurso educacional aberto : práticas formativas e pedagógicas no ensino básico portuguêsPublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA Internet veio permitir o acesso aos outros, à informação de forma diversa e rápida. A educação está também inserida neste processo de globalização no qual as TIC assumem um papel de destaque e se apresentam como uma forma mais atrativa para a promoção e o desenvolvimento das aprendizagens. Assim, assume-se que o professor deverá considerar a premência da inserção do aluno na sociedade tecnológica, cada vez mais presente e exigente. Neste âmbito, destaca-se um fenómeno sem precedentes, a Wikipédia, que é um Recurso Educacional Aberto utilizado em grande escala, nomeadamente no campo educativo e académico, embora ainda necessite de ser integrada nas atividades letivas. Importa, pois, apostar na formação de professores e com eles explorar as potencialidades deste projeto global, o que foi desenvolvido com o projeto local apresentado neste documento. Este projeto, que se integra num quadro de Supervisão Pedagógica, mais especificamente no âmbito da Formação de Professores, decorreu numa escola do 2.º e 3.º Ciclos do distrito de Lisboa e envolveu duas professoras e duas turmas, uma do 6.º e outra do 8.º ano. A formação de professores desenvolvida foi ministrada em modalidade de blended-learning tendo atingido os objetivos a que se propôs. Adotámos a metodologia de projeto com base em autores de referência nesta área. Como tal, organizámos o nosso trabalho em torno de quatro fases principais, a saber: Diagnóstico; Planificação; Aplicação/execução; Avaliação. Relativamente ao tratamento dos dados recorreu-se à estatística descritiva para os dados quantitativos e à análise de conteúdo para os dados qualitativos. Dos resultados obtidos salienta-se quer o reconhecimento por parte dos professores da pertinência da formação e a satisfação final, quer a qualidade do trabalho que desenvolveram nas atividades propostas e consequente trabalho realizado com as respetivas turmas. Constatámos, portanto, que as práticas formativas e pedagógicas tiveram impacte real no trabalho em sala de aula. Assim, desejamos que possam ser mantidas e alargadas a outros professores e alunos do ensino básico.