LE@D | Mestrados
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D | Mestrados by Subject "2002-2012"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- TIC e aprendizagem da língua inglesa no ensino formal português : meta-análise da investigação entre 2002 e 2012Publication . Mendonça, Telma; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEstudos recentes têm reconhecido a importância das tecnologias emergentes e da Internet para a aprendizagem de uma língua, ao mesmo tempo que se referem ao papel destas como ferramentas de ensino e aprendizagem, as quais podem ser integradas na educação para complementar o trabalho do professor e para ir ao encontro das tendências e exigências das novas gerações de alunos, grandemente influenciadas pela atual sociedade digital. Este estudo, com base em quarenta e quatro provas académicas publicadas online, as quais constituem o corpus de análise desta investigação, tem como objetivo analisar como têm sido utilizadas as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na aprendizagem da língua Inglesa, no ensino formal em Portugal, no período entre 2002 e 2012. Neste contexto, tendo em conta a importância destas tecnologias, definiram-se questões de investigação para perceber: a utilização das TIC para a aprendizagem da língua Inglesa; as evidências da eficácia na aprendizagem dos alunos; as perspetivas dos investigadores em relação à integração das tecnologias na aprendizagem da língua Inglesa no ensino formal em Portugal; os desafios e as recomendações em relação às TIC e à aprendizagem da língua Inglesa. Após a meta-análise multimodal realizada, constata-se que os investigadores demonstraram uma atitude positiva em relação à integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem dos alunos no que se refere à aprendizagem da língua Inglesa. No entanto, também reconhecem que ainda existem alguns desafios e barreiras que podem impedir a integração da tecnologia na aprendizagem formal em Portugal, como por exemplo a falta de formação adequada para a utilização das TIC.