LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses
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- Trabalho colaborativo entre professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico: contribuições para o desenvolvimento curricularPublication . Almeida, Tânia Alexandra Sousa de; Abelha, MartaO trabalho colaborativo entre docentes tem vindo a assumir um papel crescente na promoção do desenvolvimento curricular e na melhoria das práticas pedagógicas. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o impacto da colaboração entre docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) nesse processo, esta investigação procurou analisar de que forma o trabalho colaborativo docente contribui para a construção de práticas pedagógicas mais articuladas e eficazes. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos: (i) averiguar as perspetivas dos docentes sobre o conceito de colaboração; (ii) caracterizar as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto estratégia para o desenvolvimento curricular; (iii) identificar os principais desafios associados à sua implementação; (iv) descrever estratégias colaborativas adotadas pelos docentes; e (v) propor ações que promovam níveis mais elevados de colaboração no 2.º CEB. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso único, de natureza mista, realizado numa instituição de ensino privada, de matriz católica, pertencente à Companhia de Jesus. Participaram no estudo 22 docentes do 2.º CEB, de diferentes áreas disciplinares. A recolha de dados incluiu técnicas de natureza quantitativa (questionário) e qualitativa (entrevistas semiestruturadas e análise documental). A análise dos dados foi conduzida através de técnicas de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os docentes reconhecem o trabalho colaborativo como essencial para o seu desenvolvimento profissional e para o enriquecimento das práticas pedagógicas. No entanto, foram identificadas limitações ao nível da eficácia das estratégias colaborativas atualmente implementadas, sobretudo no que respeita ao seu impacto direto no desenvolvimento curricular. Concluiu-se que o trabalho colaborativo entre docentes constitui uma mais-valia na construção de um currículo mais coeso, articulado e contextualizado. Este estudo permitiu, ainda, identificar obstáculos à colaboração docente e sugerir propostas de melhoria com vista à consolidação de culturas profissionais colaborativas e à promoção da qualidade educativa.