LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses
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- Educação Pré-Escolar e primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Básico : que relações pedagógicas e vínculos didácticos?Publication . Laranjeiro, Maria Isabel Cadete; Oliveira, IsolinaO presente estudo centra-se na sequencialidade entre a Educação Pré-Escolar (EPE) e o Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Funda-se no pressuposto de que a transição entre ciclos ao longo dos percursos educativos é uma questão fulcral, na óptica da articulação e da continuidade, factores decisivos para o sucesso educativo. A investigação desenvolveu-se a partir de dois grandes eixos de análise: um, o papel da EPE e as competências consideradas essenciais promover nesse nível educativo; outro, a continuidade no processo educativo das crianças entre este nível e o 1º ano do 1º ciclo. Fundamentou-se em estudos, teorias e orientações sobre o papel da educação de infância e das articulações curriculares entre estes dois graus educativos, mais especificamente, sobre as orientações curriculares para os dois níveis e sobre os modelos pedagógicos mais adoptados nos seus processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa decorreu durante o ano de 2010 num Agrupamento de Escolas de Lisboa, inscrevendo-se no design de um estudo de caso, uma vez que se pretende descrever, analisar e compreender aprofundadamente o fenómeno da transição entre a EPE e o 1ºCEB, num contexto específico. Utilizaram-se fontes múltiplas e variadas de dados de evidência, através de questionários, análise de documentos e observações de aulas e fazendo a análise e triangulação desses dados, num processo indutivo de apresentação dos resultados. Os resultados deste estudo retratam que, por um lado, se regista confluência nas concepções (conjunto de ideias ou de pontos de vista mais ou menos explícitos que têm por função guiar a sua prática pedagógica) dos docentes destes dois graus educativos sobre o papel da EPE e as competências promovidas no final desse nível, consonantes com o definido nos documentos legais, e que estas encontram seguimento e aprofundamento nas áreas de aprendizagem que constituem o programa do 1º ano. Por outro lado, numa perspectiva complementar, ressaltam vínculos no modo como concebem o processo de ensino e aprendizagem, que, no entanto, não se reflectem no modo como o aplicam nas suas práticas didácticas e avaliativas. Propomos uma reflexão 1) sobre o conceito de educação que se pretende promover neste Agrupamento, 2) sobre a especificidade da EPE, para que não se enquadre numa antecipação da escolarização, 3) clarificando, para cada nível educativo, tendo em conta a articulação e a continuidade entre estes, os seus objectivos, fundamentações e funções, nomeadamente quanto à articulação ensino-aprendizagem-avaliação.