Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
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Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by Subject "1º ciclo"
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- A dança no contexto educativo : um espaço de inclusão : contributos da modalidade artística de dança na Região Autónoma da Madeira para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Gouveia, Sónia Maria Sá de; Seabra, Filipa; Barral, José Henrique AmoedoA fusão da arte com a educação inclusiva constitui um dos desafios proeminentes com impacto nestas duas áreas. A dança, enquanto instrumento didático/pedagógico e através do processo de ensino-aprendizagem, pode ser utilizada na valorização das potencialidades dos alunos, como tal, entendemos fundamental incluir e utilizar a modalidade artística da dança no contexto educativo. O estudo incide sobre um grupo de 8 alunos (dos 8 aos 12 anos) com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma Escola Básica de 1º ciclo na Região Autónoma da Madeira (RAM), com os quais trabalhamos na modalidade de dança do complemento curricular, incluída na disciplina de expressão musical e dramática. Pretendemos responder à seguinte questão de partida: Em que medida a modalidade artística de dança promovida junto de crianças de Ensino Básico de 1º ciclo com NEE, na RAM, pode ajudar a desenvolver competências na esfera motora e social? Para tal, delineámos os seguintes objetivos: Verificar a perspetiva dos vários intervenientes sobre o programa de dança trabalhado com estas crianças, como modalidade artística e como meio de expressão e comunicação; Averiguar se, na perspetiva dos vários intervenientes, este programa contribui para o desenvolvimento das crianças a nível motor e a nível social; Analisar a perspetiva dos intervenientes sobre os impactos do programa em causa como instrumento para permitir a inclusão das crianças com NEE. O estudo desenvolveu-se numa espiral de ciclos de planificação, ação, observação e reflexão, assente na metodologia de Investigação-Ação, através da metodologia qualitativa, utilizando diferentes técnicas (observação participante e entrevista) e instrumentos de recolha de dados (grelha de observação, registo vídeo, notas de campo e guiões de entrevista). Os resultados obtidos permitiram-nos concluir sobre o impacto da modalidade a nível motor (aquisição de várias competências, mais mobilidade física e mudanças corporais); a nível social (aproximação dos alunos, respeito pelas diferenças, mudanças de atitudes e cumprimento de regras); bem como a nível de integração (a dança junta todos, facilita o convívio, há uma partilha de vivências e valorização pessoal).