Gestão e Economia | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Gestão e Economia | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences by Subject "Análise curricular"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ferramenta de apoio ao desenvolvimento curricularPublication . Silva, Rogério Duarte da; Pimentel, Fernando; Nobre, Ângela Lacerda; Jacquinet, MarcAs agências de acreditação promovem o desenvolvimento curricular “científico”; assente na educação orientada por objetivos e em princípios de alinhamento construtivo. Para por em marcha esta forma de encarar a educação definem-se mapas que representam visualmente as unidades curriculares (UC) de um curso (dispondo-as verticalmente em função do ano e horizontalmente para um mesmo ano) relacionando objetivos de aprendizagem. Da análise destes mapas e pelo conhecimento dos objetivos de aprendizagem de cada UC é possível estabelecer ligações entre UC e intuir princípios fundamentais de ensino-aprendizagem subjacentes a um plano de estudos. Contudo, a interpretação dos objetivos de aprendizagem pressupõe a posse de competências específicas de subáreas disciplinares limitando a comunicação. Mesmo quando objetivos de aprendizagem de um plano de estudo são escritos de acordo com a taxonomia de Bloom, a variabilidade no estilo de escrita e no escopo resulta numa elevada heterogeneidade da redação dos objetivos de aprendizagem, uns demasiado abstratos, outros demasiado detalhados.