Antropologia Visual
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Browsing Antropologia Visual by Subject "Ciberespaço"
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- A ausência do corpo na comunicação online : a descoberta da identidade no second lifePublication . Justiça, Maria Paula Oliveira; Ribeiro, José da SilvaNum mundo onde pudéssemos satisfazer os nossos desejos, jogar, namorar, assistir a concertos e visitar exposições, entre muitas outras opções, que vida escolheríamos ter? E se pudéssemos ser mais altos, mais morenos, mais musculados, mais magros, de cabelo ruivo encaracolado e de olhos verdes, quem é que escolheríamos ser? Mas por trás dos avatares, quase tão perfeitos como o mundo em que habitam, estão os seus eus, que conseguem saber os desejos que pretendem satisfazer e que possuem gostos, interesses, que se inserem em grupos e até podem pertencer a uma família, tal como na vida real. Aqui, no mundo virtual do Second Life, mundo simultaneamente dos arquétipos platónicos e das ilusões consentidas do Matrix, os avatares alienam-se dos seus eus, vivem intensamente experiências que não dispõem na vida real, como acontece nos jogos em que têm de assumir o papel de determinada personagem e o vivem como se fosse o seu. Há também quem considere este mundo como um complemento da vida quotidiana e não necessariamente uma segunda vida, em que os avatares representam as pessoas reais que os escolheram, mesmo que aparentemente não se identifiquem com elas. Mas quem são as pessoas por trás dos avatares? Possuem várias identidades? Os corpos reais confundem-se com os dos avatares? Existe uma dissociação entre corpo real e virtual? O corpo físico, sentado em frente ao computador, é substituído por um corpo virtual, por um corpo sem carne, com o qual nos podemos ou não identificar, mas que representa o que podemos ser no mundo virtual, porque mesmo aí não existimos sem corpo, que pode ou não ser como nós o idealizamos e até ser semelhante ao nosso corpo real. Seja como for e mesmo que aparentemente não pareça, há sempre algo de nós próprios no corpo que escolhemos para nos encarnar no metaverso, no corpo do avatar. E é com ele que formamos e desenvolvemos a nossa identidade, sem corpo não existe identidade, pois nós somos o nosso corpo.
- Interações, experiência estética e construção de significado como experiência multissituada : um estudo etnográfico do contexto de prática de videojogosPublication . Pinto, Casimiro; Ribeiro, José da SilvaEste estudo centra-se na observação de grupos de jovens em idade escolar e pretende contribuir para a compreensão do significado social e cultural que a prática e a produção dos videojogos acarreta. Através do jogo, os jovens olham o mundo, olham os outros e a si próprios. E a multiplicidade de experiências de jogo marca o espaço social da sua prática. Procurar compreender a sua complexidade da utilização de videojogos supõe a consideração de três aspectos que lhe marcam a instabilidade: - Enquanto dispositivo técnico de dominação económica e de submissão cultural, de ícone da globalização. - Enquanto espaço de experimentação social, de resistência à normalização cultural e de expressão da afirmação da diversidade, da identidade cultural dos indivíduos e das comunidades locais. - Enquanto herdeiro da tradição da cultura lúdica, ligada ao ócio e ao lazer. Esta tese percorre todas essas dimensões do espaço social do jogo, procurado compreender a complexidade da sua utilização a partir da observação e interpretação do significado, do papel e da função que os jogadores lhe atribuíam.
- Produção e utilização de saberes na era digital : um estudo antropológicoPublication . Silva, Adelina Maria Pereira da; Ribeiro, José da SilvaNum mundo em profundas e aceleradas transformações, a Internet e o Ciberespaço emergem como um objeto de pesquisa antropológica. O objetivo deste estudo é refletir sobre o papel da antropologia quando o objeto de estudo se localiza no espaço virtual, num “não-lugar”. O Ciberespaço apresenta-se como um novo espaço de vida e prática sociais que influenciam o quotidiano, alterando a forma como os sujeitos interagem, se relacionam, trabalham e aprendem. O estudo realizado durante o Trabalho de Campo - uma comunidade virtual de prática – incidiu na observação das mudanças das práticas sociais e nas relações dos sujeitos membros dessa comunidade, analisando: a colaboração, a participação, a identidade, a interação e sociabilidade, e a moderação. Reflete-se também sobre as mudanças metodológicas que decorrem deste novo objeto de estudo – para novos espaços/novas metodologias. Para a Recolha de Dados recorreu-se à netnografia, um método de pesquisa em ambientes virtuais inspirado na etnografia. A utilização de uma netnografia, permitiu o registo e captura de informações que nos levaram a concluir que, por um lado, os saberes desenvolvidos durante a prática social na comunidade virtual de prática observada, a colaboração, a participação e a interação são fatores essenciais à construção da identidade do “ser membro”, e estão associados aos mecanismos de aprendizagem, desenvolvendo o sentimento de pertença e que, por outro lado, as práticas sociais, na comunidade virtual de prática estudada, são (re)produtoras dos saberes e identidades.