Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM by Subject "1º Ciclo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Português língua não materna no 1º ciclo : descobrir palavras em espaços virtuaisPublication . Gonçalves, Ana Paula Correia Januário; Dias, Helena BárbaraAtualmente, a escola procura nas tecnologias de informação e da comunicação oportunidades para o desenvolvimento educativo em múltiplas áreas do conhecimento. Nesse sentido, as plataformas de Educação a Distância têm demonstrado ser um excelente recurso que vai ao encontro de uma educação centrada no aluno, que aposta no desenvolvimento de uma aprendizagem autónoma, interativa e multimédia. É neste cenário que vem sendo comprovado o papel central das novas tecnologias para o ensino das línguas e foi neste sentido que nasceu o projeto Cursos de PLNM a distância no ensino básico e secundário levado a cabo pela Ciberescola da Língua Portuguesa, em parceria com a Direção-Geral de Educação. Em 2013-2014 dá-se a implementação do projeto Ciberescola da Língua Portuguesa no 1.º Ciclo, e como projeto-piloto, envolveu, nesta primeira fase, quatro escolas públicas do 1.º Ciclo, orientando-se para alunos de Português Língua Não Materna. É dentro deste quadro que toma forma o presente trabalho que pretende contribuir para o desenvolvimento do vocabulário relacionado com as disciplinas curriculares, através de um trabalho sistemático desenvolvido na plataforma da Ciberescola (www.ciberescola.com). O trabalho de investigação está estruturado em três momentos: (i) teste prévio, em que se diagnostica o conhecimento lexical, dentro da área de Estudo do Meio; (ii) período de intervenção, no qual os alunos são sujeitos a várias atividades que visam colmatar as falhas detetadas; (iii) o mesmo teste para verificação da aprendizagem. O período de intervenção foi constituído por uma sequência de cinco aulas a distância, tendo os alunos sido confrontados com diversos estímulos, atividades e exercícios interativos bem como comunicação por videoconferência e chat. No teste final (o pós-teste) foram analisadas as alterações face à situação inicial. Os resultados obtidos mostram claramente que os alunos alargaram o seu vocabulário sobre o tema trabalhado, os animais.