Ciências da Educação / Educational Sciences
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Ciências da Educação / Educational Sciences by Subject "1º Ciclo"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Educação matemática e comunicação : uma abordagem no 1º cicloPublication . Moreira, DarlindaOs textos utilizam estilos diferentes de linguagem que geram diferentes tipos de interacção entre aqueles que os produzem e utilizam e que se relacionam de formas diferentes com a experiência e o pensam ento dos seus interlocu tores. Daí que um texto não seja um meio neutro de comunicação
- Fóruns de discussão no ensino e aprendizagem: perspectivas de professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Almeida, Conceição; Dias, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, LuísaDe entre as várias ferramentas suportadas pela internet, sobressaem os fóruns de discussão cujas características parecem ser de molde a facilitar a apropriação do contexto cultural, o desenvolvimento de um maior sentido de comunidade nos indivíduos que neles participam, e aprendizagens significativas através da comunicação e negociação de significados. Por outro lado, alguns resultados de investigação parecem indicar que os fóruns de discussão são um contributo valioso para o desenvolvimento profissional de professores que trabalham em situações de isolamento. Este é o relato de uma experiência de utilização de fóruns de discussão, no contexto de uma disciplina de Educação Matemática, em que participaram 31 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os professores manifestaram atitudes favoráveis em relação, quer ao trabalho realizado, quer ao seu contexto tecnológico, e, em particular, aos fóruns de discussão, não deixando dúvidas quanto à viabilidade deste tipo de projecto e quanto aos seus efeitos positivos a nível, quer das aprendizagens, quer da motivação dos intervenientes. Os professores parecem ter interiorizado algumas das potencialidades dos fóruns de discussão e de algumas das suas implicações para o ensino/aprendizagem de Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico. No entanto, parece que mais trabalho é necessário para que os professores fiquem conscientes de todas as implicações e delas aprendam a tirar o máximo partido, quer para a renovação e inovação das estratégias de ensino/aprendizagem, quer para o seu próprio desenvolvimento profissional.
- Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita : a linguagem escrita no 1º ano de escolaridadePublication . Amante, Lúcia; Azedo, Artur; Leal, RosárioSão apresentados modos de organização do trabalho pedagógico e atividades de leitura e de escrita que visam o desenvolvimento destas aprendizagens numa turma do 1º ciclo. A atividade de trabalho de texto e todo o seu desenvolvimento com os alunos é particularmente ilustrada.
- A utilização dos materiais didáticos nas aulas de matemática: um estudo no 1º CicloPublication . Botas, Dilaila; Moreira, DarlindaO artigo apresenta uma investigação cujo principal objetivo foi conhecer quais os materiais didáticos usados mais frequentemente no ensino da Matemática num Agrupamento de Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico nos arredores de Lisboa e qual a visão pedagógica subjacente à sua utilização. Metodologicamente, optou-se por um estudo de natureza quantitativa com características descritivas. A população envolvida no estudo é relativa a 53 professores do 1º Ciclo que exerciam a sua atividade letiva e não letiva no referido Agrupamento de Escolas. Conclui-se que os professores definem o material didáctico como sendo um objeto que visa a motivação do aluno, auxiliando-o na concretização e construção dos conceitos matemáticos. O manual escolar, o próprio corpo do aluno, as réguas e o ábaco são os materiais mais usados pelos professores. Os professores consideram o material didático importantíssimo e afirmam usá-lo "muitas vezes" na resolução de problemas e na prática compreensiva de procedimentos.