Extensão do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra na Universidade Aberta
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Extensão do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra na Universidade Aberta por assunto "Agricultoras"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- Do invisível ao visível: património cultural imaterial e empoderamento de mulheresPublication . Rosa, Rosário; Jesus, MiguelA investigação-ação, com o seu pendor participativo, reformula e redefine as relações tradicionais entre pessoas investigadoras e pessoas participantes, transformando-as em relações de igualdade e coprodução, tanto do conhecimento, como dos contributos nas transformações sociais pretendidas. Nesta comunicação apresentamos um trabalho de intervenção realizado em duas regiões do centro interior português – São Pedro do Sul e Sabugal - em que se procedeu a um pequeno inventário de práticas e saberes tradicionais com mulheres dedicadas à agricultura familiar. Este trabalho foi realizado partindo das vontades dos grupos de mulheres, articulando técnicas de investigação tradicional (ex.: histórias de vida), com técnicas participativas (ex.: rodas de conversa) e visuais (recolhas de fotografia e vídeo), que culminou numa exposição pública das suas histórias e saberes. O Património Cultural Imaterial (PCI), enquanto expressão viva das tradições, saberes e práticas de comunidades, representa um espaço de construção identitária e de afirmação social. Quando analisado numa perspetiva de género, esse património revela-se também como um instrumento estratégico para o empoderamento feminino e de promoção da igualdade de género.
- O património cultural imaterial na promoção do papel das mulheres agricultorasPublication . Rosa, RosárioTal como Simone de Beauvoir refere a propósito das mulheres, também o Património não nasce, mas torna-se. O Património é uma construção social, genderizada, resultante da relação de forças de poder existente nas estruturas sociais, que vai determinando o que é e o que o integra. Ao longo da história, o Património conheceu diferentes perspectivas, sentidos e significados, desempenhando um papel fundamental na construção das identidades das diferentes comunidades e na preservação da diversidade cultural. A proposta deste capítulo parte, assim, de uma perspectiva genderizada do PCI marcada por persistentes desigualdades de género que se evidenciam também neste sector, para uma reflexão sobre as potencialidades do PCI enquanto instrumento de promoção da igualdade de género, na preservação das identidades e recuperação das memórias, no empoderamento e reconhecimento do papel das mulheres, tendo como referência o trabalho realizado com mulheres agricultoras no projeto MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior .
- O património imaterial das mulheres agricultoras em territórios do interiorPublication . Rosa, Rosário; Jesus, MiguelO trabalho aqui apresentado baseou-se num sistemático processo de reflexão e diálogo entre investigação, intervenção e valências externas, norteado por processos participativos e princípios éticos vários. Entendeu-se a importância do PCI na dinamização e valorização das memórias e do conhecimento tradicional que caracteriza determinadas comunidades e territórios, guardando inúmeras potencialidades do ponto de vista social, económico e ambiental. Por outro lado, este trabalho leva-nos a refletir e repensar sobre as desigualdades de género, em termos de dimensões e palcos da reprodução destas e a importância de construir um olhar holístico sobre estas, indo para lá de visões que centram estas desigualdades no mundo do terceiro setor urbano. Com efeito, o PCI é mais um palco de proliferação das desigualdades sociais de género, todavia é certo que também é um instrumento com inúmeras potencialidades do ponto de vista de combate a estas desigualdades e empoderamento feminino.
- Recolha do património cultural imaterial e conhecimento tradicional associado a dinâmicas rurais. Documento metodológicoPublication . Jesus, Miguel; Rosa, Rosário; Pinhão, MadalenaO presente documento é um relatório metodológico no qual se aprofundam algumas questões operacionais relacionadas com o trabalho de recolha e inventariação em pequena escala de expressões de Património Cultural Imaterial (PCI), realizado pela equipa da NOVA FCSH/CICS.NOVA/ONVG, no âmbito da Atividade 3 – Intervenção: Implementação dos instrumentos e monitorização ongoing da sua aplicação, do projeto MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior. Neste documento são apresentados: explicitação dos procedimentos metodológicos e técnicos utilizados; identificação e explicitação das expressões de PCI recolhidas, nos dois concelhos, com recurso aos materiais mobilizados aquando da fase exploratória e de pesquisa documental deste trabalho de inventariação; o enquadramento e explicitação operacional das entrevistas a presidentes das associações locais das duas aldeias de São Pedro do Sul, Covelinhas e Rompecilha, no âmbito destes trabalhos.
