Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas | Master's Degree in Portuguese Literature and Culture - TMLCP
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- Urbano Tavares Rodrigues: marcas do Neo-realismo em Bastardos do SolPublication . Carvalho, Filipe Domingos Gonçalves; Pais, Carlos CastilhoO presente estudo teve por finalidade analisar a obra Bastardos do Sol, de Urbano Tavares Rodrigues, procurando encontrar as marcas Neo-Realistas na obra do escritor, datada de 1952. Para tal, recorreu-se à bibliografia do escritor e, ao mesmo tempo, aos estudos de autores que escreveram sobre o Neo-Realismo e sobre Urbano Tavares Rodrigues. Através da leitura e análise da bibliografia recolhida, foi possível apresentar uma panorâmica das opiniões de diversos autores sobre a obra do escritor. Além disso, e após uma visão geral sobre o Neo-Realismo, conseguiuse descrever a postura de Urbano face a esta corrente literária. Considerando a obra Bastardos do Sol como principal objeto deste estudo e tendo sido feita uma análise da mesma, conseguiu-se corroborar o facto de que, muito embora Urbano Tavares Rodrigues não se identifique como Neo-Realista, são muitas as marcas no Neo-Realismo presentes na obra tratada. Bastardos do Sol é, hoje, vista, por muitos, como a obra que mais prestígio deu ao nome de Urbano Tavares Rodrigues. Dela, salientam-se a dramaticidade que desafia o autor, a densidade lírica, a forte intriga que envolve os protagonistas da obra, conciliadas com uma metáfora fulcral. Retratando o Alentejo, em particular, e, ao mesmo tempo, Portugal, a obra é capaz de retratar de forma realista as experiências vivenciadas pelos portugueses durante o Estado Novo. Aliando amor, erotismo, sedução, ódio, vingança e sentido de liberdade, Urbano consegue prender o leitor, impelindo-o a sair da sua zona de conforto e a revoltar-se contra aqueles que o reprimem. Acima de tudo, o cariz revolucionário da obra, com ímpetos de revolta, intervenção e liberdade, faz com que escrever seja, realmente, um modo de ação. Assim, mesmo não se identificando como neo-realista, Urbano nunca abandona os seus ideais, revelando uma escrita deveras reativa e interventiva face àquilo que o rodeia.