Educação | Education
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Browsing Educação | Education by Subject "1º ciclo"
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- A biblioteca escolar no 1º ciclo do ensino básico : análise da sua intervenção em processos de mudançaPublication . Matias, Isabel; Bastos, GlóriaNos últimos anos temos assistido a múltiplas iniciativas institucionais no sentido de promover a modernização das escolas do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) e a mudança e inovação nas práticas pedagógicas dos professores. Neste contexto, importa olhar para o papel das bibliotecas escolares (BE). De facto, desde a criação da Rede de Bibliotecas Escolares, e sobretudo já no presente século, tem-se verificado que vários projetos orientados para a inovação nas escolas têm tido a BE como um parceiro relevante. São exemplo desta situação programas nacionais como o Plano Nacional de Leitura (PNL), o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) e o Plano Tecnológico de Educação (PTE). Simultaneamente, as escolas do 1.º CEB passaram por diferentes formas de organização (agrupamentos horizontais, verticais e mega-agrupamentos) que inevitavelmente influenciaram as dinâmicas da BE nessas escolas. Nesta investigação pretendeu-se analisar as relações entre essa estrutura pedagógica e os programas referidos, a partir de dois agrupamentos de escolas (AE) na região do Algarve. Examinou-se também o efeito das reorganizações estruturais que as escolas do 1.º CEB desses AE enfrentaram no que se refere ao trabalho da BE. Esta análise foi articulada com a verificação da visibilidade da BE em 91 relatórios de avaliação interna e externa dos AE do distrito de Faro, respeitantes a seis anos letivos. A pesquisa empírica recorreu a entrevistas aos diretores, professores adjuntos da direção responsáveis pelo 1.º CEB; à aplicação de um inquérito por questionário aos professores do 1.º CEB e à análise documental. O estudo evidencia que o PNL foi incorporado pela BE de modo significativo e o PNEP, a reorganização escolar e o PTE de forma menos notória. Mostra, ainda, que a BE é referida na avaliação interna e externa como uma valência pedagógica e não apenas como mero espaço físico.
- A perceção dos professores do 1º ciclo face à satisfação docentePublication . Marques, Anabela Teixeira; Seabra, Filipa; Ramos, Maria do RosárioAs políticas legislativas em matéria de educação estão em constante mutação e, consequentemente, o Sistema Educativo Português tem sofrido alterações profundas. Desta forma, discute-se a existência de uma identidade profissional em crise, que é moldada por estas mudanças. Vários estudos (Alves, Azevedo & Gonçalves, 2014, Esteve, 1992; Jesus, 2002; Lopes, 2001; Marques, 2007; Pedro, 2011; Seco, 2000), realizados em Portugal dão ênfase ao mal-estar que a profissão docente enfrenta e às repercussões que advêm desse estado. Como tal, consideramos relevante estudar a forma pela qual os professores do 1.º ciclo percecionam a satisfação docente na sua profissão atendendo, dentro desta temática aos vários aspetos inerentes à profissão nomeadamente ao papel das lideranças e à forma como estas podem influenciar a satisfação profissional dos professores. O presente trabalho de investigação tem como finalidade a realização de uma abordagem específica à perceção dos professores do 1.º Ciclo quanto à satisfação na profissão. Tendo em conta o debate atual em torno da temática acerca da satisfação e/ou insatisfação no seio da carreira docente dos professores do 1.º ciclo entendemos aprofundar conhecimentos acerca do tema, relacionando os mesmos com o atual contexto político e direcionando o nosso estudo para o contexto geográfico do concelho de Vila Nova de Gaia. A base metodológica adotada é quantitativa e teve como instrumento de investigação o questionário Teacher Job Questionaire, que se suporta no trabalho referente ao ciclo de vida elaborado por Huberman (1989) e favorece a observação dos fatores que originam a satisfação e/ou insatisfação docente (Esteve, 1992; Jesus, 2002; Lopes, 2001; Marques, 2007; Pedro, 2011; Seco, 2000; Teodoro, 2006), em cada fase do ciclo de vida profissional. Através da aplicação deste instrumento foi possível chegar a resultados que demonstram que é admissível uma dualidade de fatores intrínsecos/extrínsecos na avaliação da satisfação profissional dos docentes. Ficou também evidenciado que os professores apresentam satisfação negativa mesmo com os níveis de necessidades mais baixas e primárias (salário; segurança profissional), provando-se assim um retrocesso, segundo a hierarquia de Maslow, que afeta e prejudica as necessidades subsequentes e mais elevadas.
- A pluridocência no 1º ciclo de ensino básico : utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?Publication . Pinho, Soraia Alexandra Caracol de; Neves, CláudiaA presente investigação explora novas dinâmicas colaborativas entre os atores educativos, propõe um modelo inovador na organização do trabalho escolar no 1.º Ciclo do Ensino Básico e desoculta formas alternativas dos intervenientes assumirem os seus papéis no espaço educativo, abrindo portas a uma transição possível entre o que é e o que pode ser na esfera da gramática escolar. Com base na aplicação do regime de equipas educativas neste nível de ensino, procuramos aferir os efeitos desta (re)organização no sucesso escolar dos alunos, na qualidade do ensino, na consolidação de práticas profissionais colaborativas e reflexivas, na participação dos encarregados de educação na vida escolar e na suavização da transição dos alunos entre ciclos de ensino. Os pressupostos teóricos aprofundam questões relacionadas com as culturas de colaboração e seus benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos. Analisam-se aspetos concetuais relacionados com diferentes modelos de organização do processo de ensino e com o papel das lideranças nos processos de mudança, interligando-os com a evolução das políticas educativas no nosso país. A investigação reveste-se de natureza qualitativa, numa metodologia de investigação-ação participativa, sendo a recolha de dados efetuada através do questionário, da entrevista semiestruturada, da observação e da análise documental, cujo tratamento se sustenta na análise estatística e de conteúdo. Na investigação participam 68 alunos, uma equipa de 9 docentes e 68 encarregados de educação, cujos contributos são inestimáveis para o estudo e para a constatação de uma evolução favorável dos resultados escolares e do desenvolvimento integral dos alunos, um elevado nível de coesão, colaboração e liderança partilhada nas docentes, um aumento considerável da participação dos encarregados de educação na vida escolar e uma melhoria significativa na preparação dos discentes para a transição de ciclo de ensino.