Liderança Educacional
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Browsing Liderança Educacional by Subject "Alunos"
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- Direitos do aluno em contexto escolar : um estudo comparado entre o Ensino Secundário Público e o privado no Concelho de LisboaPublication . Sobral, Maria Filomena Gonçalves; Grave-Resendes, LídiaConsiderando o importante papel que as instituições educativas desempenham na formação das crianças e dos jovens, o respeito pelos direitos dos alunos é condição fundamental, para lhes proporcionar uma educação de qualidade. Partindo desta consciência, resolvemos efetuar um estudo de caso, numa escola da rede pública de ensino e numa escola da rede privada de ensino, ambas situadas no concelho de Lisboa, com o objetivo de conhecer as perceções dos alunos sobre a promoção dos seus direitos em contexto escolar e descortinar as semelhanças e as diferenças entre os dois contextos educativos, atendendo à diferente natureza jurídica das duas instituições. Para concretizarmos esse objetivo, formulámos as seguintes perguntas derivadas, cujas respostas procuraremos obter no decurso do nosso estudo: (i) os alunos têm conhecimento de que são titulares de direitos?; (ii) exercem os seus direitos em condições de plena igualdade e sem qualquer discriminação?; (iii) o interesse superior do aluno é a primordial consideração que a Escola tem em conta, em todos os assuntos que lhe dizem respeito?; (iv) o direito à vida, à sobrevivência e ao desenvolvimento dos alunos é garantido na Escola? e (v) a opinião dos alunos é tida em consideração, em todos os assuntos que lhes dizem respeito?. Para atingirmos os objetivos que delineamos, desenvolvemos um estudo de caso, recorrendo a uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa, com recurso a técnicas variadas, designadamente a entrevista, o inquérito por questionário e a análise documental. Procedemos à revisão da literatura, de acordo com as áreas conceptuais previamente definidas, que se consubstanciaram nos princípios gerais de direito internacional, consignados na Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989, e à luz dos quais todos os direitos nela constantes devem ser interpretados: o princípio da não discriminação, o princípio do interesse superior da criança, o direito à vida, à sobrevivência e ao desenvolvimento, e o princípio do respeito pelas opiniões da criança. A análise dos conceitos e da diferente natureza jurídica das duas instituições foi, também, objeto do nosso estudo. Por outro lado, a legislação portuguesa relacionada com os direitos dos alunos, também, foi por nós revista neste estudo, nomeadamente, os diversos estatutos do aluno que se sucederam no tempo. A análise dos resultados obtidos permitiu-nos concluir que o respeito dos direitos dos alunos, nas suas diversas dimensões, não foi ainda totalmente conseguido, sobretudo o seu direito à não discriminação e o seu direito à participação a nível micro e meso. Não se podendo generalizar o estudo, a comunidade educativa tem de desenvolver um esforço para a compreensão da dimensão e da importância do respeito dos direitos dos alunos, sobretudo na criação de um clima democrático, que favoreça a plena igualdade de oportunidades a todos os alunos e a livre escolha do projeto educativo pelas famílias das crianças e dos jovens.
- A pluridocência no 1º ciclo de ensino básico : utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?Publication . Pinho, Soraia Alexandra Caracol de; Neves, CláudiaA presente investigação explora novas dinâmicas colaborativas entre os atores educativos, propõe um modelo inovador na organização do trabalho escolar no 1.º Ciclo do Ensino Básico e desoculta formas alternativas dos intervenientes assumirem os seus papéis no espaço educativo, abrindo portas a uma transição possível entre o que é e o que pode ser na esfera da gramática escolar. Com base na aplicação do regime de equipas educativas neste nível de ensino, procuramos aferir os efeitos desta (re)organização no sucesso escolar dos alunos, na qualidade do ensino, na consolidação de práticas profissionais colaborativas e reflexivas, na participação dos encarregados de educação na vida escolar e na suavização da transição dos alunos entre ciclos de ensino. Os pressupostos teóricos aprofundam questões relacionadas com as culturas de colaboração e seus benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos. Analisam-se aspetos concetuais relacionados com diferentes modelos de organização do processo de ensino e com o papel das lideranças nos processos de mudança, interligando-os com a evolução das políticas educativas no nosso país. A investigação reveste-se de natureza qualitativa, numa metodologia de investigação-ação participativa, sendo a recolha de dados efetuada através do questionário, da entrevista semiestruturada, da observação e da análise documental, cujo tratamento se sustenta na análise estatística e de conteúdo. Na investigação participam 68 alunos, uma equipa de 9 docentes e 68 encarregados de educação, cujos contributos são inestimáveis para o estudo e para a constatação de uma evolução favorável dos resultados escolares e do desenvolvimento integral dos alunos, um elevado nível de coesão, colaboração e liderança partilhada nas docentes, um aumento considerável da participação dos encarregados de educação na vida escolar e uma melhoria significativa na preparação dos discentes para a transição de ciclo de ensino.