Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by Subject "Affection"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Cânone e a contemporaneidade ou uma união afetuosa para a formação de leitores infantojuvenis: redescobrindo a ficção de Ana Maria Machado e de Manuel António PinaPublication . Gomes, Renata Gonçalves; Alpalhão, Margarida SantosO presente estudo tem, como objetivo geral, fazer uma análise sobre o momento vivido pela literatura infantojuvenil no Brasil e em Portugal, enfatizando certas dificuldades enfrentadas por pais e por professores na escolha de obras literárias que desejam ofertar aos seus filhos/alunos, obras que estejam aptas a promover uma conexão de afeto entre leitor e texto e, assim, entre o leitor e a literatura. Desse modo, pretende-se oferecer caminhos para que tais escolhas sejam feitas de forma assertiva, não apenas atendendo às imposições do mercado editorial. Ao se pensar em literatura de qualidade, é impossível não nos remetermos aos clássicos mundiais e a sua rica contribuição. Portanto, para que a infância e a juventude possam relacionar literatura e fatos históricos e para que possam tomar posse de um dos mais ricos legados da nossa sociedade, é necessário que sejam bem orientados e motivados a buscarem leituras que vão além do superficial. Um dos objetivos específicos deste trabalho é elucidar pontos relevantes das leituras dos clássicos e mostrar como o afeto e a memória podem ser fatores eficazes para despertar a curiosidade de crianças e de jovens em conhecerem essa herança. Certos de que a escritora brasileira Ana Maria Machado e o escritor português Manuel António Pina consagram, em seus livros, fortes relações afetivas, que podem resultar em memórias significativas e que têm muito a contribuir nos aspetos levantados, fizemos um estudo sobre o que esses autores entendem como literatura infantojuvenil, além da análise de obras literárias pertinentes ao nosso objetivo.