Informática | Computer Sciences
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Browsing Informática | Computer Sciences by Subject "Elearning"
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- Aprender a inovar : contextos virtuais e ambientes inteligentes de aprendizagemPublication . Cardoso, Vitor; Coelho, Helder; Cerveira, AlexandreA comunicação, as suas dificuldades, problemas e consequências sempre foram um calcanhar de Aquiles na Educação a distância como é referido por inúmeros autores. Focar o Ensino a Distância (EaD) na disponibilização de informação e na distribuição de conteúdos, como tem sido a atitude mais generalizada, resolverá alguns problemas práticos das instituições de ensino, mas não resolve um dos problemas clássicos e mais importantes da Educação a distância que é o isolamento dos alunos com todos os efeitos negativos que isso tem na motivação e na desistência dos cursos. Por outro lado, a utilização das NTIC (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) e especialmente o uso das plataformas de eLearning trouxe para a Educação a Distância novos problemas associados à sua utilização e nomeadamente a usabilidade. Nesta investigação enfrentámos, entre outros, estes dois grandes desafios do EaD actual, o isolamento dos alunos e a usabilidade dos sistemas e estudámos vias tecnológicas e metodológicas que, privilegiando o diálogo e a comunicação, nos permitam enfrentá-los e contribuam para a sua resolução, com a plena consciência de que as tecnologias e as metodologias ajudam a resolver problemas complexos, mas são ainda assim a parte estática da equação. É à parte dinâmica, aos actores educativos, que cabe incluí-las nas suas estratégias e pô-las em acção nos enquadramentos e momentos mais oportunos. A metodologia Odisseia e a plataforma que desenvolvemos para a suportar e exemplificar, não descurando a importância dos recursos e conteúdos de qualidade (em que também investe muito), procura responder àqueles dois grandes desafios (isolamento e usabilidade) deslocando o foco da educação a distância para a Comunicação e disponibilizando para isso processos de organização do ensino/aprendizagem, metodologias e tecnologias testadas com sucesso nos últimos anos. Descobrimos que para promover a comunicação (formal e informal) e melhorar a usabilidade, do ponto de vista tecnológico, um elemento chave é a integração de um sistema de comunicação síncrona multiutilizador (um Chat, por exemplo) sempre visível na estrutura permanente da interface do sítio para que os utilizadores se possam ―ver‖ e comunicar quando estão ou entram nele, à semelhança do que acontece quando entramos numa sala e vemos de imediato quem lá está. Para além de reduzirem o isolamento do utilizador, os ―outros‖ visitantes tornam-se também num recurso e num precioso sistema de ajuda informal muito mais eficaz e interactivo do que qualquer help system automático. Foi assim possível concretizar uma metodologia geral para os sítios Web educacionais e as plataformas, segundo a qual um sítio educacional deve ser antes de mais um espaço de comunicação e socialização que, paralelamente, também tem os recursos, os conteúdos e os materiais de estudo.
- Modelo de desenvolvimento de software educativo : uma proposta de implementação de um modelo de desenvolvimento de software educativo no sistema de Ensino Superior PortuguêsPublication . Escudeiro, Paula; Bidarra, JoséPerante um cenário altamente competitivo e de transformação em termos sociais,económicos ou culturais, em que as Instituições de Ensino Superior estão inseridas, torna-se necessário a adopção de uma filosofia de aprendizagem que conduza à melhoria dos processos de ensino/aprendizagem, além de permitirem um ambiente propício ao conhecimento e à inovação. Qual a capacidade de adequação ao novo paradigma de ensino centrado no aluno? Como promover o papel do professor - facilitador da aprendizagem? Estas são algumas questões que estão ainda em discussão nas Instituições de Ensino Superior. Os benefícios esperados com a implementação de modelos de desenvolvimento de software educativo numa Instituição de Ensino Superior, integrando a tecnologia no processo de ensino/aprendizagem, dependem, em grande parte, da adopção desses modelos pelos principais intervenientes. Desta forma, a compreensão, individual, do modelo de desenvolvimento fornece visões importantes para identificar potenciais resistências possibilitando, e antecipando, a condução de acções de maximização da aceitação da utilização do modelo, na perspectiva do aumento da frequência de utilização e melhoria da qualidade e do desempenho dos sistemas produzidos. Assim, o objectivo geral deste trabalho é a definição da arquitectura de um modelo de desenvolvimento de software educativo, a sua implementação em ambiente académico e a análise dos factores que influenciaram a adopção, individual e colectiva, do modelo pelos intervenientes da Instituição. Neste contexto, a presente dissertação especifica um modelo de desenvolvimento de software educativo baseado nas tecnologias da informação na educação. De acordo com a arquitectura do modelo, foram também desenvolvidos dois protótipos experimentais, seguidos de um conjunto de sistemas que serviram de base para a análise do impacto do modelo nos cursos de Licenciatura e Mestrado do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto.