Comunicação Multicultural e Intercultural
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- Vozes de alunos sobre a violência/agressividade em casa, na escola e na rua no contexto intercultural de ChelasPublication . Moniz, Luísa Lobão; Grave-Resendes, LídiaVozes de alunos sobre violência/agressividade em casa, na escola e na rua no contexto intercultural de Chelas é um trabalho baseado no meu percurso profissional, como professora numa escola multicultural e em contacto directo, durante anos, com famílias e crianças em que a violência tem sido uma constante nas suas vidas. Esta investigação teve como ponto de partida dar voz às crianças enquanto vítimas, espectadoras e autores de violência/agressividade em casa, na escola e na rua. Porque se acredita que a criança é um ser que faz a sua própria história, os testemunhos baseiam-se em dados reais das suas vidas. A criança é o elemento central de todo o processo de investigação. Partiu-se de uma fundamentação teórica que tentou analisar o que é a violência, a agressividade, a negligência, assim como a importância da aprendizagem das regras e dos contos tradicionais. Estudou-se a complexidade da família, da cultura e do reconhecimento do outro. Optou-se pela triangulação através de dados recolhidos nas diferentes metodologias de estudo do mesmo fenómeno. Caracterizou-se a escola e a comunidade onde estudam e habitam os alunos que fazem parte desta investigação. Da análise de dados constatou-se que as crianças dizem que são vítimas, espectadoras e autoras de comportamentos violentos em casa, na escola e na rua e que consideram inevitável a violência por parte dos adultos, desejando, assim, para a sua segurança e bem-estar, leis, uma vida familiar estruturada e respeito mútuo. Por ser uma realidade complexa e multidisciplinar conclui-se que a Escola não pode resolver por si só este problema mas que lhe compete arranjar estratégias de organização escolar, de metodologias de ensino/aprendizagem e de articulação com as famílias e o meio envolvente, na construção de projectos teoricamente bem fundamentados e dirigidos às violências reais e às emergentes.